CONTIERO, Lucineia et al.. Letramento em contextos digitais. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68810>. Acesso em: 22/12/2024 19:05
NOVAS MÍDIAS ONLINE TÊM GERADO INTERESSE MULTIDISCIPLINAR NOS ÚLTIMOS ANOS. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS DIGITAIS SÃO DUAS ÁREAS QUE ENFATIZAM ATIVIDADES DE ESCRITA ONLINE AO LONGO DAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS, APROXIMADAMENTE. A LINGUÍSTICA E TEÓRICOS DO LETRAMENTO DESENVOLVERAM DUAS TRADIÇÕES DE PESQUISA APARENTEMENTE SEPARADAS, MAS COMPLEMENTARES, COM TERMINOLOGIAS, QUADROS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRÓPRIOS. ESSES CORPORA FORAM, POUCO A POUCO, GANHANDO ESPAÇO TAMBÉM NA EDUCAÇÃO, VISTO QUE TEORIAS E CONCEITOS TRADICIONAIS JÁ NÃO OFERECEM RESPOSTA ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS NAS VIRTUALIDADES DAS NOVAS MÍDIAS. ESTE ARTIGO BUSCA DISCUTIR AMPLAMENTE AS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS DA IDENTIDADE NO MEIO DIGITAL ONLINE E O PAPEL CENTRAL DA LINGUAGEM NELAS. PARTINDO DE UMA VISÃO DA LINGUAGEM COMO PRÁTICA SITUADA, COM O APOIO TEÓRICO DE AUTORES COMO BARTON (2003), ITO (2010), KENNEDY (2003), KRESS (2003), BERKER E HARTMANN (2005), INVESTIGAMOS COMO O USO DA LINGUAGEM ESTÁ MUDANDO À MEDIDA QUE AS PESSOAS PARTICIPAM DE ATIVIDADES ONLINE, E O QUANTO ESSA UTILIZAÇÃO PODE TRAZER BENEFÍCIOS À APRENDIZAGEM.