A ATIVIDADE LÚDICA É UMA SITUAÇÃO EM QUE A CRIANÇA REALIZA, CONSTRÓI E SE APROPRIA DE CONHECIMENTOS DAS MAIS DIVERSAS ORDENS. ELA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DOS CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. NESTE ASPECTO, TEIXEIRA (2012) ABORDA QUE O BRINCAR ASSUME UM PAPEL DIDÁTICO E PODE SER EXPLORADO PELA PEDAGOGIA. BRINCAR ESTIMULA A CURIOSIDADE, INICIATIVA, AUTOCONFIANÇA, IMAGINAÇÃO E A INTELIGÊNCIA. ALÉM DISSO, POSSIBILITA EXERCITAR A CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO, ENGAJAMENTO E INTERAÇÃO ATRAVÉS DE DESAFIOS MOTIVACIONAIS E ESTIMULANDO O APRENDER FAZENDO. PORTANTO, COMEÇAR A INTRODUZIR A ATIVIDADE FÍSICA COM BRINCADEIRAS É A MELHOR FORMA DE DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO PELA PRÁTICA, PELO MOVIMENTO E PELA REGULARIDADE. AS ATIVIDADES DEVEM SER DESAFIADORAS, MAS NÃO DIFÍCEIS E NEM FÁCEIS DEMAIS. SE O ALUNO NÃO CONSEGUIR EXECUTAR A TAREFA IMPOSTA ELE FICARÁ DESMOTIVADO E COM BAIXA AUTOESTIMA. E SE ELE A EXECUTAR COM FACILIDADE PODERÁ PERDER O INTERESSE EM MANTÊ-LA. COM ISTO, A MOTIVAÇÃO VEM COMO PARTE ESSENCIAL DO APRENDIZADO E DEVE SER ATINGIDA ATRAVÉS DE REFORÇOS POSITIVOS. A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL BUSCA PROPORCIONAR ESPAÇOS E QUANTO MAIS CEDO ABORDADO NO AMBIENTE ESCOLAR. MAS, AS CRIANÇAS PODERÃO SE CONHECER E DESENVOLVER MELHOR A MATURIDADE, A CONSCIÊNCIA E A INTELIGÊNCIA APROPRIADA PARA SUA IDADE. ALVES, (2004), DIZ QUE A “EDUCAÇÃO INFANTIL, A PSICOMOTRICIDADE, POR EXEMPLO, LEVA A CRIANÇA A DEMONSTRAR SEUS MOVIMENTOS, SUAS HABILIDADES E ATIVIDADES COM A MAIS PURA E SIMPLES EXPRESSÃO CORPORAL COM LIBERDADE E ESTIMULAÇÃO”.