A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG), PARA VERIFICAR O USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI), COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS SURDOS. A METODOLOGIA CORRESPONDE DO TIPO QUALITATIVA, ESTABELECENDO-SE COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG). PARA O RECOLHIMENTO DOS DADOS, UTILIZOU-SE OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPANTES E ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO, ESTAS SENDO DO TIPO SEMIESTRUTURADAS, PARA MELHOR APROFUNDAMENTO DOS FATOS. AS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS APONTAM QUE AMBAS AS INSTITUIÇÕES UTILIZAM O LIVRO E A LOUSA COMO RECURSOS DIDÁTICOS. OUTRO ASPECTO, AS PROFESSORAS POSSUEM FORMAÇÃO NA ÁREA E CURSOS DE CAPACITAÇÃO NO ÂMBITO DO ENSINO. AS CONCLUSÕES PARCIAIS DESSA PESQUISA, SÃO CAPAZES DE SUBSIDIAR A PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI) PARA O DISCENTE SURDO, DESTACANDO O SIGNIFICADO DESSE INSTRUMENTO E O OBJETIVO DE ATENDER ÀS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS E SUBJETIVAS DESTE SUJEITO.