Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA BÁSICA: O PIBID DESENVOLVENDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: NOMENCLATURA BIOLÓGICA, MATERIAIS LÚDICOS, AULAS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6876
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1214
    "inscrito_id" => 5029
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA BÁSICA: O PIBID DESENVOLVENDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Investigar as dificuldades que são enfrentadas no desenvolvimento das aulas de Biologia, especialmente com os termos biológicos, os quais são muitas vezes considerados como difíceis pelos alunos convergem para a importância de trabalhar a alfabetização biológica. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo inicial da alfabetização biológica básica dos educandos a partir da ação docente, através do desenvolvimento de metodologias lúdicas. A partir da equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Subprojeto Biologia do CES/ UFCG), e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira - EEEFMJRO (cidade de Nova Floresta - PB) as atividades foram realizadas. Numa abordagem exploratória e de caráter descritivo procedeu-se ao planejamento e aplicação de questionários semiestruturados com cinco professores de Biologia (junho de 2014). Após a análise das respostas, a equipe planejou a confecção de materiais lúdicos e sua aplicação de dinâmicas com alunos do ensino médio, procedendo-se à ação didática assessorando a docente supervisora. Constatamos, após consolidação dos questionários aplicados com os professores, que 80% sentem alguma dificuldade para desenvolver suas aulas de Biologia, sendo que o principal motivo foi o entendimento da nomenclatura biológica (60%), seguido de ausência de recursos metodológicos e tecnológicos (com 20% cada). Após serem trabalhadas as metodologias diversificadas – o lúdico em sala de aula - os professores foram unânimes quando indagados ao afirmarem que as aulas tornaram-se mais participativas. Pretende-se que essa aprendizagem possibilite entendimentos e sua contextualização de forma mais interessante, fácil e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "NOMENCLATURA BIOLÓGICA, MATERIAIS LÚDICOS, AULAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_04_39_idinscrito_5029_7479be2449e405afaa3f8db870d8b5f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACILDA  MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS"
    "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6876
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1214
    "inscrito_id" => 5029
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA BÁSICA: O PIBID DESENVOLVENDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Investigar as dificuldades que são enfrentadas no desenvolvimento das aulas de Biologia, especialmente com os termos biológicos, os quais são muitas vezes considerados como difíceis pelos alunos convergem para a importância de trabalhar a alfabetização biológica. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo inicial da alfabetização biológica básica dos educandos a partir da ação docente, através do desenvolvimento de metodologias lúdicas. A partir da equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Subprojeto Biologia do CES/ UFCG), e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira - EEEFMJRO (cidade de Nova Floresta - PB) as atividades foram realizadas. Numa abordagem exploratória e de caráter descritivo procedeu-se ao planejamento e aplicação de questionários semiestruturados com cinco professores de Biologia (junho de 2014). Após a análise das respostas, a equipe planejou a confecção de materiais lúdicos e sua aplicação de dinâmicas com alunos do ensino médio, procedendo-se à ação didática assessorando a docente supervisora. Constatamos, após consolidação dos questionários aplicados com os professores, que 80% sentem alguma dificuldade para desenvolver suas aulas de Biologia, sendo que o principal motivo foi o entendimento da nomenclatura biológica (60%), seguido de ausência de recursos metodológicos e tecnológicos (com 20% cada). Após serem trabalhadas as metodologias diversificadas – o lúdico em sala de aula - os professores foram unânimes quando indagados ao afirmarem que as aulas tornaram-se mais participativas. Pretende-se que essa aprendizagem possibilite entendimentos e sua contextualização de forma mais interessante, fácil e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "NOMENCLATURA BIOLÓGICA, MATERIAIS LÚDICOS, AULAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_04_39_idinscrito_5029_7479be2449e405afaa3f8db870d8b5f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACILDA  MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS"
    "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Investigar as dificuldades que são enfrentadas no desenvolvimento das aulas de Biologia, especialmente com os termos biológicos, os quais são muitas vezes considerados como difíceis pelos alunos convergem para a importância de trabalhar a alfabetização biológica. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo inicial da alfabetização biológica básica dos educandos a partir da ação docente, através do desenvolvimento de metodologias lúdicas. A partir da equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Subprojeto Biologia do CES/ UFCG), e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira - EEEFMJRO (cidade de Nova Floresta - PB) as atividades foram realizadas. Numa abordagem exploratória e de caráter descritivo procedeu-se ao planejamento e aplicação de questionários semiestruturados com cinco professores de Biologia (junho de 2014). Após a análise das respostas, a equipe planejou a confecção de materiais lúdicos e sua aplicação de dinâmicas com alunos do ensino médio, procedendo-se à ação didática assessorando a docente supervisora. Constatamos, após consolidação dos questionários aplicados com os professores, que 80% sentem alguma dificuldade para desenvolver suas aulas de Biologia, sendo que o principal motivo foi o entendimento da nomenclatura biológica (60%), seguido de ausência de recursos metodológicos e tecnológicos (com 20% cada). Após serem trabalhadas as metodologias diversificadas – o lúdico em sala de aula - os professores foram unânimes quando indagados ao afirmarem que as aulas tornaram-se mais participativas. Pretende-se que essa aprendizagem possibilite entendimentos e sua contextualização de forma mais interessante, fácil e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.