Investigar as dificuldades que são enfrentadas no desenvolvimento das aulas de Biologia, especialmente com os termos biológicos, os quais são muitas vezes considerados como difíceis pelos alunos convergem para a importância de trabalhar a alfabetização biológica. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo inicial da alfabetização biológica básica dos educandos a partir da ação docente, através do desenvolvimento de metodologias lúdicas. A partir da equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Subprojeto Biologia do CES/ UFCG), e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira - EEEFMJRO (cidade de Nova Floresta - PB) as atividades foram realizadas. Numa abordagem exploratória e de caráter descritivo procedeu-se ao planejamento e aplicação de questionários semiestruturados com cinco professores de Biologia (junho de 2014). Após a análise das respostas, a equipe planejou a confecção de materiais lúdicos e sua aplicação de dinâmicas com alunos do ensino médio, procedendo-se à ação didática assessorando a docente supervisora. Constatamos, após consolidação dos questionários aplicados com os professores, que 80% sentem alguma dificuldade para desenvolver suas aulas de Biologia, sendo que o principal motivo foi o entendimento da nomenclatura biológica (60%), seguido de ausência de recursos metodológicos e tecnológicos (com 20% cada). Após serem trabalhadas as metodologias diversificadas – o lúdico em sala de aula - os professores foram unânimes quando indagados ao afirmarem que as aulas tornaram-se mais participativas. Pretende-se que essa aprendizagem possibilite entendimentos e sua contextualização de forma mais interessante, fácil e significativa.