O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PRAAC) DA HISTÓRIA DA CULTURA CORPORAL, UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRELADA À DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS/ARAPIRACA, TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA INTERVENÇÃO COM O CONTEÚDO “JOGOS E BRINCADEIRAS” ATRAVÉS DA BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ”, APRESENTANDO SUA ORIGEM, CONCEITOS E VARIAÇÕES NA PRÁTICA QUE A MESMA APRESENTA, PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA-AL. EM VIRTUDE DO QUE FOI VISTO, PERCEBEU-SE QUE OS “JOGOS E BRINCADEIRAS” É UM CONTEÚDO ALÉM DE IMPORTANTE, BASTANTE EXTENSO, MESMO QUE POUCO VALORIZADO NO ÂMBITO ESCOLAR. ISTO POSTO, NOTOU-SE EMPOLGAÇÃO, INTERESSE E PARTICIPAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES DESDE O MOMENTO DE APRENDER A CANÇÃO DA BRINCADEIRA A PRÁTICA DAS VARIAÇÕES, RESULTANDO NUM MOMENTO AGRADÁVEL E CONFORTÁVEL PARA OS DISCENTES E OS ESTUDANTES, EXPONDO A IMPORTÂNCIA DESSA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS.