NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AS CRIANÇAS COMPARTILHAM SUAS SITUAÇÕES DE FORMA FREQUENTE, E ENVOLVEM-SE EM AÇÕES ESTRUTURANTES PARA O SEU BEM- ESTAR NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS VALORES IMPORTANTES PARA SUA INTERAÇÃO SOCIAL, COMO A AUTONOMIA, A UNIÃO, COOPERAÇÃO E A SOCIALIZAÇÃO. ASSIM, OS JOGOS ATUAM COMO INSTRUMENTOS LÚDICOS DE APRENDIZAGEM QUE DE FORMA AGRADÁVEL E EFICAZ PROPORCIONAM A VELOCIDADE NO PROCESSO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. DIANTE DA BUSCA POR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TEM-SE QUESTIONADO COMO A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO CONTRIBUI NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE QUALIDADE, BEM COMO, DE QUE MODO OS PROFESSORES ENTENDEM COMO ELES DEVEM SER UTILIZADOS NA SALA DE AULA. PORTANTO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO INTUITO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO ENQUANTO RECURSOS METODOLÓGICOS MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A DISCUSSÃO PROPOSTA NO PRESENTE TRABALHO PROPENDEU RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS A SEREM USADOS PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, AS ATIVIDADES LÚDICAS AJUDAM NA DESCOBERTA, INCENTIVANDO AS CRIANÇAS A DESCOBRIREM NOVAS FORMAS DE SE EXPRESSAREM E ENTENDEREM A REALIDADE DO MEIO EM QUE VIVEM. FICANDO NÍTIDA A VALORIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO A SER USADO PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ENTANTO, É PRECISO QUE AS ATIVIDADES SEJAM BEM DIRECIONADAS PELOS PROFESSORES.