AS POLÍTICAS SOCIAIS SURGEM COMO RESPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A PROBLEMAS DE NATUREZA ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA. NO CONTEXTO NEOLIBERAL, CONCEPÇÕES FOCADAS NO TRABALHO PERMEIAM AS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, RESTRINGINDO AO CONHECIMENTO PRAGMÁTICO VOLTADO PARA ATIVIDADES DE TRABALHO PARA GERAÇÃO DE RENDA. POR OUTRO LADO, NUMA CONCEPÇÃO HUMANÍSTICA, OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS SÃO MAIS AMPLOS, COMPREENDENDO O TRABALHO COMO UM PRINCÍPIO EDUCATIVO, A FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, INSTIGADORA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA POPULAÇÃO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA DISCUSSÃO SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL, CONSIDERANDO O MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO APORTE TEÓRICO HOFLING (2011), DEMO (1994), CORTINA (2005), BENEVIDES (1994), KUENZER (2007), FRIGOTTO E CIAVATTA (2003), DENTRE OUTROS PESQUISADORES.