PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS E REALIDADES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69341 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 2756 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS E REALIDADES" "resumo" => "O ARTIGO TRATA DE UMA AN?LISE TE?RICA DAS PR?TICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NA EDUCA??O INFANTIL, VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. O OBJETIVO ? IDENTIFICAR, NESSAS PR?TICAS, QUAIS SUAS TEND?NCIAS TE?RICAS NORTEADORAS, COMO A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ? DESENVOLVIDA PELOS PROFESSORES DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR NESSA ETAPA DE ENSINO E QUAIS OS IMPACTOS DA LEGISLA??O BRASILEIRA SOBRE ELA E SOBRE AS A??ES PEDAG?GICAS DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES VISANDO CUMPRIR ESSA FINALIDADE. PARA A ELABORA??O DO TRABALHO, FOI UTILIZADO O M?TODO QUALITATIVO, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E AN?LISE DE RELATOS DE PROFESSORAS DA EDUCA??O INFANTIL DAS REDES P?BLICA E PRIVADA DE ENSINO. OS RESULTADOS IDENTIFICAM UM ALINHAMENTO ENTRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, O DIRECIONAMENTO TE?RICO E OS DISPOSITIVOS LEGAIS NORTEADORES DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO POR PARTE DAS DOCENTES. APONTAM, TAMB?M, PARA UMA LEGISLA??O TENDENCIOSA, INSUFICIENTE E SEM DEFINI??ES PRECISAS EM RELA??O AO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, INDICAM UMA RESIST?NCIA NO QUE DIZ RESPEITO ? ORIENTA??O TE?RICA E POL?TICA DESSAS DOCENTES, QUE DESENVOLVEM ALTERNATIVAS PARA QUE SUAS CONVIC??ES PERMANE?AM DANDO DIRECIONAMENTO ?S SUAS PR?TICAS EDUCATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, PRÁTICAS-DOCENTES, CONCEPÇÃO-TEÓRICA, LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2756_25052020162525.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS " "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS " "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "5eb44baaca08b_07052020_145554.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69341 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 2756 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS E REALIDADES" "resumo" => "O ARTIGO TRATA DE UMA AN?LISE TE?RICA DAS PR?TICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NA EDUCA??O INFANTIL, VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. O OBJETIVO ? IDENTIFICAR, NESSAS PR?TICAS, QUAIS SUAS TEND?NCIAS TE?RICAS NORTEADORAS, COMO A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ? DESENVOLVIDA PELOS PROFESSORES DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR NESSA ETAPA DE ENSINO E QUAIS OS IMPACTOS DA LEGISLA??O BRASILEIRA SOBRE ELA E SOBRE AS A??ES PEDAG?GICAS DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES VISANDO CUMPRIR ESSA FINALIDADE. PARA A ELABORA??O DO TRABALHO, FOI UTILIZADO O M?TODO QUALITATIVO, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E AN?LISE DE RELATOS DE PROFESSORAS DA EDUCA??O INFANTIL DAS REDES P?BLICA E PRIVADA DE ENSINO. OS RESULTADOS IDENTIFICAM UM ALINHAMENTO ENTRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, O DIRECIONAMENTO TE?RICO E OS DISPOSITIVOS LEGAIS NORTEADORES DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO POR PARTE DAS DOCENTES. APONTAM, TAMB?M, PARA UMA LEGISLA??O TENDENCIOSA, INSUFICIENTE E SEM DEFINI??ES PRECISAS EM RELA??O AO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, INDICAM UMA RESIST?NCIA NO QUE DIZ RESPEITO ? ORIENTA??O TE?RICA E POL?TICA DESSAS DOCENTES, QUE DESENVOLVEM ALTERNATIVAS PARA QUE SUAS CONVIC??ES PERMANE?AM DANDO DIRECIONAMENTO ?S SUAS PR?TICAS EDUCATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, PRÁTICAS-DOCENTES, CONCEPÇÃO-TEÓRICA, LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2756_25052020162525.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS " "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS " "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "5eb44baaca08b_07052020_145554.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }