FUNDAMENTANDO-SE NOS PRINC?PIOS DA GEST?O DEMOCR?TICA, O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UM ESTUDO EPISTEMOL?GICO DE CAR?TER QUALITATIVO, E TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR MANEIRAS QUE LEVAM O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COM A ARTICULA??O NECESS?RIA PARA O FAVORECIMENTO E A MANUTEN??O DE V?NCULO ENTRE ESCOLA E FAM?LIA. A??O QUE, POR SUA VEZ, COLOCA-SE COMO UMA DAS NECESSIDADES EMERGENTES NA ATUAL REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA. A PRODU??O POSSIBILITA PENSAR EM UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR A EDUCA??O FORMAL (SISTEMATIZADA), MAIS ABERTA A CRITICIDADE E A DEMOCRACIA, DEFENDENDO, PARA ISSO, A ATIVA PARTICIPA??O DE UMA COLETIVIDADE CONSTITU?DA POR UM CONJUNTO DE SEGMENTOS QUE, JUNTOS, PODEM CONTRIBUIR COM A EFETIVA??O DE UM TRABALHO CARACTERIZADO COMO TRANSDISCIPLINAR. ENFATIZANDO A IMPORT?NCIA DA PARTICIPA??O DA FAM?LIA NO PLANEJAMENTO E EXECU??O DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM INSTITUI??ES DE ENSINO. DESTACA-SE, CONTUDO, O PAPEL NO COORDENADOR NESSE PROCESSO DE ARTICULA??O. A NECESSIDADE DE PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO, SURGIU POR MEIO DA REALIZA??O DE LEITURAS E PARTICIPA??O EM DISCUSS?ES PROPOSTAS DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA ORGANIZA??O E GEST?O DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, QUE AP?S APRESENTAR DIVERSOS MODELOS DE GEST?O, COLOCOU A IMPORT?NCIA DA PERSPECTIVA DEMOCR?TICA E PARTICIPATIVA. E TAMB?M ATRAV?S DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE O PER?ODO DO EST?GIO CURRICULAR EM GEST?O, QUE FOI DEFINITIVA PARA A ESCOLHA DO PROBLEMA DE PESQUISA, QUE ACABOU POR SER DEFINIDO COMO: O QUE LEVA O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COMO ARTICULADOR NA RELA??O ESTABELECIDA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA?. AS SITUA??ES INSPIRADORAS, FORAM DERIVADAS DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), DURANTE O ANO DE 2018.