Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FRAGMENTOS RELACIONAIS DE FAMÍLIAS E ESCOLA: UMA MEDIAÇÃO COORDENADORA

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, , FAMÍLIA-ESCOLA, , COORDENADOR ESCOLAR., , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68663
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1808
    "inscrito_id" => 2173
    "titulo" => "FRAGMENTOS RELACIONAIS DE FAMÍLIAS E ESCOLA: UMA MEDIAÇÃO COORDENADORA"
    "resumo" => "FUNDAMENTANDO-SE NOS PRINC?PIOS DA GEST?O DEMOCR?TICA, O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UM ESTUDO EPISTEMOL?GICO DE CAR?TER QUALITATIVO, E TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR MANEIRAS QUE LEVAM O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COM A ARTICULA??O NECESS?RIA PARA O FAVORECIMENTO E A MANUTEN??O DE V?NCULO ENTRE ESCOLA E FAM?LIA. A??O QUE, POR SUA VEZ, COLOCA-SE COMO UMA DAS NECESSIDADES EMERGENTES NA ATUAL REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA. A PRODU??O POSSIBILITA PENSAR EM UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR A EDUCA??O FORMAL (SISTEMATIZADA), MAIS ABERTA A CRITICIDADE E A DEMOCRACIA, DEFENDENDO, PARA ISSO, A ATIVA PARTICIPA??O DE UMA COLETIVIDADE CONSTITU?DA POR UM CONJUNTO DE SEGMENTOS QUE, JUNTOS, PODEM CONTRIBUIR COM A EFETIVA??O DE UM TRABALHO CARACTERIZADO COMO TRANSDISCIPLINAR. ENFATIZANDO A IMPORT?NCIA DA PARTICIPA??O DA FAM?LIA NO PLANEJAMENTO E EXECU??O DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM INSTITUI??ES DE ENSINO. DESTACA-SE, CONTUDO, O PAPEL NO COORDENADOR NESSE PROCESSO DE ARTICULA??O. A NECESSIDADE DE PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO, SURGIU POR MEIO DA REALIZA??O DE LEITURAS E PARTICIPA??O EM DISCUSS?ES PROPOSTAS DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA ORGANIZA??O E GEST?O DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, QUE AP?S APRESENTAR DIVERSOS MODELOS DE GEST?O, COLOCOU A IMPORT?NCIA DA PERSPECTIVA DEMOCR?TICA E PARTICIPATIVA. E TAMB?M ATRAV?S DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE O PER?ODO DO EST?GIO CURRICULAR EM GEST?O, QUE FOI DEFINITIVA PARA A ESCOLHA DO PROBLEMA DE PESQUISA, QUE ACABOU POR SER DEFINIDO COMO: O QUE LEVA O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COMO ARTICULADOR NA RELA??O ESTABELECIDA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA?. AS SITUA??ES INSPIRADORAS, FORAM DERIVADAS DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), DURANTE O ANO DE 2018."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA,, FAMÍLIA-ESCOLA,, COORDENADOR ESCOLAR., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID2173_15092020142805.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEBELYANNE PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "hebelyanne.silva@cedu.ufa"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68663
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1808
    "inscrito_id" => 2173
    "titulo" => "FRAGMENTOS RELACIONAIS DE FAMÍLIAS E ESCOLA: UMA MEDIAÇÃO COORDENADORA"
    "resumo" => "FUNDAMENTANDO-SE NOS PRINC?PIOS DA GEST?O DEMOCR?TICA, O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UM ESTUDO EPISTEMOL?GICO DE CAR?TER QUALITATIVO, E TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR MANEIRAS QUE LEVAM O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COM A ARTICULA??O NECESS?RIA PARA O FAVORECIMENTO E A MANUTEN??O DE V?NCULO ENTRE ESCOLA E FAM?LIA. A??O QUE, POR SUA VEZ, COLOCA-SE COMO UMA DAS NECESSIDADES EMERGENTES NA ATUAL REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA. A PRODU??O POSSIBILITA PENSAR EM UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR A EDUCA??O FORMAL (SISTEMATIZADA), MAIS ABERTA A CRITICIDADE E A DEMOCRACIA, DEFENDENDO, PARA ISSO, A ATIVA PARTICIPA??O DE UMA COLETIVIDADE CONSTITU?DA POR UM CONJUNTO DE SEGMENTOS QUE, JUNTOS, PODEM CONTRIBUIR COM A EFETIVA??O DE UM TRABALHO CARACTERIZADO COMO TRANSDISCIPLINAR. ENFATIZANDO A IMPORT?NCIA DA PARTICIPA??O DA FAM?LIA NO PLANEJAMENTO E EXECU??O DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM INSTITUI??ES DE ENSINO. DESTACA-SE, CONTUDO, O PAPEL NO COORDENADOR NESSE PROCESSO DE ARTICULA??O. A NECESSIDADE DE PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO, SURGIU POR MEIO DA REALIZA??O DE LEITURAS E PARTICIPA??O EM DISCUSS?ES PROPOSTAS DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA ORGANIZA??O E GEST?O DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, QUE AP?S APRESENTAR DIVERSOS MODELOS DE GEST?O, COLOCOU A IMPORT?NCIA DA PERSPECTIVA DEMOCR?TICA E PARTICIPATIVA. E TAMB?M ATRAV?S DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE O PER?ODO DO EST?GIO CURRICULAR EM GEST?O, QUE FOI DEFINITIVA PARA A ESCOLHA DO PROBLEMA DE PESQUISA, QUE ACABOU POR SER DEFINIDO COMO: O QUE LEVA O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COMO ARTICULADOR NA RELA??O ESTABELECIDA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA?. AS SITUA??ES INSPIRADORAS, FORAM DERIVADAS DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), DURANTE O ANO DE 2018."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA,, FAMÍLIA-ESCOLA,, COORDENADOR ESCOLAR., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID2173_15092020142805.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEBELYANNE PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "hebelyanne.silva@cedu.ufa"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

FUNDAMENTANDO-SE NOS PRINC?PIOS DA GEST?O DEMOCR?TICA, O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UM ESTUDO EPISTEMOL?GICO DE CAR?TER QUALITATIVO, E TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR MANEIRAS QUE LEVAM O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COM A ARTICULA??O NECESS?RIA PARA O FAVORECIMENTO E A MANUTEN??O DE V?NCULO ENTRE ESCOLA E FAM?LIA. A??O QUE, POR SUA VEZ, COLOCA-SE COMO UMA DAS NECESSIDADES EMERGENTES NA ATUAL REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA. A PRODU??O POSSIBILITA PENSAR EM UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR A EDUCA??O FORMAL (SISTEMATIZADA), MAIS ABERTA A CRITICIDADE E A DEMOCRACIA, DEFENDENDO, PARA ISSO, A ATIVA PARTICIPA??O DE UMA COLETIVIDADE CONSTITU?DA POR UM CONJUNTO DE SEGMENTOS QUE, JUNTOS, PODEM CONTRIBUIR COM A EFETIVA??O DE UM TRABALHO CARACTERIZADO COMO TRANSDISCIPLINAR. ENFATIZANDO A IMPORT?NCIA DA PARTICIPA??O DA FAM?LIA NO PLANEJAMENTO E EXECU??O DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM INSTITUI??ES DE ENSINO. DESTACA-SE, CONTUDO, O PAPEL NO COORDENADOR NESSE PROCESSO DE ARTICULA??O. A NECESSIDADE DE PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO, SURGIU POR MEIO DA REALIZA??O DE LEITURAS E PARTICIPA??O EM DISCUSS?ES PROPOSTAS DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA ORGANIZA??O E GEST?O DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, QUE AP?S APRESENTAR DIVERSOS MODELOS DE GEST?O, COLOCOU A IMPORT?NCIA DA PERSPECTIVA DEMOCR?TICA E PARTICIPATIVA. E TAMB?M ATRAV?S DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE O PER?ODO DO EST?GIO CURRICULAR EM GEST?O, QUE FOI DEFINITIVA PARA A ESCOLHA DO PROBLEMA DE PESQUISA, QUE ACABOU POR SER DEFINIDO COMO: O QUE LEVA O COORDENADOR ESCOLAR A CONTRIBUIR COMO ARTICULADOR NA RELA??O ESTABELECIDA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA?. AS SITUA??ES INSPIRADORAS, FORAM DERIVADAS DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), DURANTE O ANO DE 2018.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.