ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ASPECTOS RELACIONADOS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ESCOLAS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ACADEMIA, BOX DE CROSSFIT E TREINAMENTO FUNCIONAL NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA-AL NO SENTIDO DE IDENTIFICAR RAZÕES, MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES, CONDIÇÕES DE TRABALHO, OPORTUNIDADES, BEM COMO A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, NA DIREÇÃO DE PERCEBER AS DIFERENTES PERSPECTIVAS RELACIONADAS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESTES SUJEITOS. FORAM ENTREVISTADOS TRÊS SUJEITOS COM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA E TRÊS SUJEITOS GRADUADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO. FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ESTRUTURADAS, COM DIRECIONAMENTO ESPECÍFICO A ESTE PÚBLICO. OS PESQUISADORES SISTEMATIZARAM AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS PELOS SUJEITOS CONSIDERANDO OS LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FATORES COMO: A BAIXA REMUNERAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA; A VISÃO MINIMALISTA DO PROFISSIONAL QUE INGRESSA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEJA LICENCIATURA OU BACHAREL; A PRECARIEDADE ESTRUTURAL; A FALTA DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA MELHORES CONDIÇÕES DE INTERVENÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO E A AUSÊNCIA DE REPRESENTATIVIDADE DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CREF), NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS, EXPUSERAM-SE COMO RESULTADOS MAIS RELEVANTES E NA VISÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS SÃO DETERMINANTES PARA A FRAGILIZAÇÃO DA ÁREA.