A PRESENTE PESQUISA É O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO TEÓRICO E EMPÍRICO, BASEADO NOS PRINCIPAIS CONCEITOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. TENDO COMO OBJETIVO REVER QUAIS AS CONSIDERAÇÕES, IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SEU DIA A DIA. NO ESTUDO TEÓRICO, FOI UTILIZADO DOCUMENTOS OFICIAIS DO MEC QUE CONSIDERAM A CRIANÇA NO INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DA SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS ACERCAM DA TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. JÁ O ESTUDO EMPÍRICO, FOI ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES COTIDIANAS. O TRABALHO EVIDENCIA OS DESAFIOS QUE O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS PRECISA LEVAR EM CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA DE 6 ANOS, COM A LEI Nº 11.274 DE 2006, QUE ENTROU EM VIGOR A PARTIR DO ANO DE 2010, SEM DEIXAR DE CONSIDERAR AS PECULIARIDADES DA(S) INFÂNCIA(S) NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. CONTUDO, EVIDENCIAMOS QUE É NECESSÁRIO UM (RE) ESTRUTURAÇÃO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM AMBIENTES E CONTEÚDOS QUE PREZEM PELAS ATIVIDADES LÚDICAS E AS SINGULARIDADES DA(S) INFÂNCIA(S).