O PRESENTE ARTIGO ABORDA O QUANTO A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO INFLUENCIA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, A PARTIR DO INCENTIVO AO ALUNO ATIVO QUE UTILIZE SEU CONHECIMENTO PRÉVIO DENTRO DO AMBIENTE DA SALA DE AULA. VERSA, TAMBÉM, SOBRE A IMPORTÂNCIA DE O PROFESSOR CONHECER SEUS ALUNOS E SUAS REALIDADES, POSTO QUE SÃO FATORES EXTERNOS QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR E TRAZEM IMPLICAÇÕES DIRETAS NA APRENDIZAGEM. SENDO A EDUCAÇÃO A BASE DA EVOLUÇÃO SOCIAL, DEVE-SE SEMPRE PENSAR EM FORMAS DE OTIMIZÁ-LA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE ELA É RESULTADO DE VÁRIAS INTERAÇÕES SOCIAIS E O SER HUMANO DE FORMA GERAL ENSEJA CRIAR LAÇOS AFETIVOS, DESSE MODO, NÃO HÁ COMO SER DIFERENTE NO AMBIENTE EDUCATIVO. PARA TUDO, REALIZOU-SE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE FORAM BASES PARA A REALIZAÇÃO DESTE E AJUDARAM A CORROBORAR COM A IDEIA DO QUANTO O CAMPO EDUCACIONAL NECESSITA SER MAIS HUMANO E AFETIVO, FATO ESSE JÁ DEFENDIDO POR DIVERSOS AUTORES, DE MODO A TORNAR A EDUCAÇÃO NÃO SÓ MAIS EFICIENTE, MAS PRINCIPALMENTE TRANSFORMADORA DA SOCIEDADE.