ENSINO REMOTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROFESSORES DA REDE DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PIAUÍ
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68525 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2867 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "ENSINO REMOTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROFESSORES DA REDE DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PIAUÍ" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO APRESENTA ENQUANTO OBJETIVO DELINEAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) UTILIZADAS NO PROCESSO AVALIATIVO DO ENSINO REMOTO DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ. PARA O DESENVOLVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO, FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE AS TECNOLOGIAS A PARTIR DE MORAN (2005), KAIESKI, GRING, FETTER (2015) E OUTROS ESTUDIOSOS, E PARA DIALOGAR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM FORAM PERTINENTES AS CONTRIBUIÇÕES DE HOFFMANN (2009), LUCKESI (2011), DENTRE OUTROS. A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA, SENDO REALIZADA A COLETA DE DADOS POR MEIO DO QUESTIONÁRIO ONLINE, COM A PARTICIPAÇÃO DE 25 (VINTE E CINCO) PROFESSORES DA REDE ESTADUAL E PRIVADA DAS CIDADES DE TERESINA E PIRIPIRI, AMBOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ. OS DADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM QUE OS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO AVALIATIVO, PORÉM SÃO RECORRENTES AS DIFICULDADES PARA O SUCESSO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. AS FERRAMENTAS MAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO O GOOGLE FORMS, GOOGLE CLASSROOM E O WHATSAPP, COMO PRINCIPAIS MEIOS DE INTERAÇÃO, PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E, AINDA, COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS E IMAGENS. POR FIM, O ESTUDO POSSIBILITOU CONCLUIR QUE É NECESSÁRIO NOVOS DIÁLOGOS FORMATIVOS COM TROCAS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO, BEM COMO, OUTRAS FORMAÇÕES QUE AMPLIEM OS SABERES DOCENTES NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM DO USO DAS TDIC NO PROCESSO AVALIATIVO TANTO DOS ESTUDANTES, QUANTO DOS PROFESSORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, TDIC, PIAUÍ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1936_01102020234427.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "TIZZIANA ARAÚJO" "autor_email" => "tizzime2019@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68525 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2867 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "ENSINO REMOTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROFESSORES DA REDE DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PIAUÍ" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO APRESENTA ENQUANTO OBJETIVO DELINEAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) UTILIZADAS NO PROCESSO AVALIATIVO DO ENSINO REMOTO DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ. PARA O DESENVOLVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO, FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE AS TECNOLOGIAS A PARTIR DE MORAN (2005), KAIESKI, GRING, FETTER (2015) E OUTROS ESTUDIOSOS, E PARA DIALOGAR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM FORAM PERTINENTES AS CONTRIBUIÇÕES DE HOFFMANN (2009), LUCKESI (2011), DENTRE OUTROS. A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA, SENDO REALIZADA A COLETA DE DADOS POR MEIO DO QUESTIONÁRIO ONLINE, COM A PARTICIPAÇÃO DE 25 (VINTE E CINCO) PROFESSORES DA REDE ESTADUAL E PRIVADA DAS CIDADES DE TERESINA E PIRIPIRI, AMBOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ. OS DADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM QUE OS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO AVALIATIVO, PORÉM SÃO RECORRENTES AS DIFICULDADES PARA O SUCESSO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. AS FERRAMENTAS MAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO O GOOGLE FORMS, GOOGLE CLASSROOM E O WHATSAPP, COMO PRINCIPAIS MEIOS DE INTERAÇÃO, PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E, AINDA, COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS E IMAGENS. POR FIM, O ESTUDO POSSIBILITOU CONCLUIR QUE É NECESSÁRIO NOVOS DIÁLOGOS FORMATIVOS COM TROCAS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO, BEM COMO, OUTRAS FORMAÇÕES QUE AMPLIEM OS SABERES DOCENTES NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM DO USO DAS TDIC NO PROCESSO AVALIATIVO TANTO DOS ESTUDANTES, QUANTO DOS PROFESSORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, TDIC, PIAUÍ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1936_01102020234427.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "TIZZIANA ARAÚJO" "autor_email" => "tizzime2019@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }