RESUMO : ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DEBATER IMPORTANTES ASSUNTOS PARA O CONTEXTO ESCOLAR NA ATUALIDADE, ISTO É, LITERATURA, LEITURA E LEITOR, E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS). INICIALMENTE, REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO À CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, LITERATURA E LEITOR, PARA MELHOR NOS FUNDAMENTARMOS TEORICAMENTE, VISTO SER UM DOS NOSSOS OBJETIVOS APRESENTAR REFLEXÕES CRÍTICAS QUE APONTEM SAÍDAS PARA A CHAMADA “CRISE DA LEITURA”, INSTAURADA NO ÂMBITO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AQUI NO BRASIL. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO, COSSON (2012 E 2017), FREIRE (2011), KLEIMAN (2005 E 2013), KOCH E ELIAS (2010), MARTINS (1994), E SOARES (2017), DENTRE OUTROS. FAREMOS UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS CONCEITOS, TAIS COMO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, O TRABALHO COM A LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO ESTUDADO, TIPOS DE LEITURA, A RELAÇÃO ENTRE AUTOR-LEITOR-TEXTO - RECONHECENDO A NECESSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS COM RELAÇÃO À LEITURA. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM LITERATURA E LEITURA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO, A SABER, PROFESSOR, LEITOR, TEXTO E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA UM. ENTENDEMOS QUE UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A REFERIDA CRISE ESTÁ NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A FASE ESCOLAR AQUI EM FOCO.