QUESTÕES DE LITERATURA, LEITURA E LEITOR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69418 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1614 "inscrito_id" => 5375 "titulo" => "QUESTÕES DE LITERATURA, LEITURA E LEITOR" "resumo" => "RESUMO\t: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DEBATER IMPORTANTES ASSUNTOS PARA O CONTEXTO ESCOLAR NA ATUALIDADE, ISTO É, LITERATURA, LEITURA E LEITOR, E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS). INICIALMENTE, REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO À CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, LITERATURA E LEITOR, PARA MELHOR NOS FUNDAMENTARMOS TEORICAMENTE, VISTO SER UM DOS NOSSOS OBJETIVOS APRESENTAR REFLEXÕES CRÍTICAS QUE APONTEM SAÍDAS PARA A CHAMADA “CRISE DA LEITURA”, INSTAURADA NO ÂMBITO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AQUI NO BRASIL. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO, COSSON (2012 E 2017), FREIRE (2011), KLEIMAN (2005 E 2013), KOCH E ELIAS (2010), MARTINS (1994), E SOARES (2017), DENTRE OUTROS. FAREMOS UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS CONCEITOS, TAIS COMO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, O TRABALHO COM A LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO ESTUDADO, TIPOS DE LEITURA, A RELAÇÃO ENTRE AUTOR-LEITOR-TEXTO - RECONHECENDO A NECESSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS COM RELAÇÃO À LEITURA. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM LITERATURA E LEITURA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO, A SABER, PROFESSOR, LEITOR, TEXTO E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA UM. ENTENDEMOS QUE UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A REFERIDA CRISE ESTÁ NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A FASE ESCOLAR AQUI EM FOCO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA, LEITOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5375_07092020121131.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anacarlachagas11@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69418 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1614 "inscrito_id" => 5375 "titulo" => "QUESTÕES DE LITERATURA, LEITURA E LEITOR" "resumo" => "RESUMO\t: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DEBATER IMPORTANTES ASSUNTOS PARA O CONTEXTO ESCOLAR NA ATUALIDADE, ISTO É, LITERATURA, LEITURA E LEITOR, E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS). INICIALMENTE, REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO À CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, LITERATURA E LEITOR, PARA MELHOR NOS FUNDAMENTARMOS TEORICAMENTE, VISTO SER UM DOS NOSSOS OBJETIVOS APRESENTAR REFLEXÕES CRÍTICAS QUE APONTEM SAÍDAS PARA A CHAMADA “CRISE DA LEITURA”, INSTAURADA NO ÂMBITO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AQUI NO BRASIL. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO, COSSON (2012 E 2017), FREIRE (2011), KLEIMAN (2005 E 2013), KOCH E ELIAS (2010), MARTINS (1994), E SOARES (2017), DENTRE OUTROS. FAREMOS UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS CONCEITOS, TAIS COMO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, O TRABALHO COM A LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO ESTUDADO, TIPOS DE LEITURA, A RELAÇÃO ENTRE AUTOR-LEITOR-TEXTO - RECONHECENDO A NECESSIDADE DE PRÁTICAS INOVADORAS COM RELAÇÃO À LEITURA. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM LITERATURA E LEITURA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO, A SABER, PROFESSOR, LEITOR, TEXTO E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA UM. ENTENDEMOS QUE UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A REFERIDA CRISE ESTÁ NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A FASE ESCOLAR AQUI EM FOCO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA, LEITOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5375_07092020121131.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anacarlachagas11@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }