O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR AOS ALUNOS DOS 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE PÚBLICA, A INTERFACE DO PENSAMENTO FILOSÓFICO NA MATEMÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. NO REFERENCIAL TEÓRICO, NOS EMBASAMOS EM ESTUDOS COMO OS DE DEVLIN (2008) – SOBRE PASCAL, E DAMÁSIO (1996) – SOBRE DESCARTES, COM SUAS CONTRIBUIÇÕES NA INTERFACE MATEMÁTICA-FILOSOFIA, ALÉM DE CLEMENTS & SARAMA (2007) – SOBRE A DICOTOMIA EMPIRISMO/RACIONALISMO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. PARA METODOLOGIA, REALIZAMOS ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS APRESENTARAM PESQUISAS QUE CONTRIBUEM PARA A REFERIDA INTERFACE ALÉM DE SITUAÇÕES-PROBLEMA TRABALHADAS SOB PROPOSTAS MATEMÁTICO-FILOSÓFICAS. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA BOA RECEPTIVIDADE DO CONTEÚDO QUANDO LEVAMOS EM CONTA SITUAÇÕES REAIS E PRÓXIMAS DO COTIDIANO DISCENTE, VALORIZANDO O SUJEITO ENQUANTO SER PENSANTE E CRÍTICO DO CONHECIMENTO