SUJEITOS-PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS COM A ESCRITA: MEMÓRIAS, ANGÚSTIAS, MARCAS E IMPLICAÇÕES NA TESSITURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69565 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 6911 "titulo" => "SUJEITOS-PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS COM A ESCRITA: MEMÓRIAS, ANGÚSTIAS, MARCAS E IMPLICAÇÕES NA TESSITURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "OS PRESSUPOSTOS BÁSICOS NOS QUAIS ESTA PESQUISA SE ANCORA CENTRAM-SE NOS POSTULADOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO (DORAVANTE AD) DE MATRIZ FRANCESA PECHEUXTIANA, NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DO LETRAMENTO, NA PSICANÁLISE FREUDO-LACANIANA E NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, BEM COMO EM NOSSA EXPERIÊNCIA NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO, NA POSIÇÃO DE COORDENADORA PEDAGÓGICA, EM QUE NOS DEPARAMOS COM A CONSTANTE ANGÚSTIA DOS PROFESSORES QUANDO LHES É SOLICITADO UM TEXTO ESCRITO. ESSA PERCEPÇÃO INSTIGOU-NOS À REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA PELA QUAL PRETENDEMOS SABER COMO FOI A RELAÇÃO DOS SUJEITOS-PROFESSORES COM A ESCRITA DURANTE SUA FASE ESCOLAR, BEM COMO SE ESSA RELAÇÃO – CONFLITUOSA OU NÃO – ECOA NOS DIZERES E FAZERES DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. OS GESTOS INTERPRETATIVOS PRELIMINARES ORIUNDOS DAS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS PERMITEM-NOS ASSINALAR AS SEGUINTES CONSIDERAÇÕES: EM SEU PERCURSO COMO ESTUDANTES, OS PROFESSORES NÃO ESCREVIAM COMO POSSIBILIDADE DE CRIAR, MAS, SIM, DE REPRODUZIR O JÁ POSTO, OU SEJA, SUAS ESCRITAS ERAM ESVAZIADAS DE SUBJETIVIDADE EM DETRIMENTO DO LOGICAMENTE ESTABILIZADO DENTRO DA ESCOLA, IMPEDINDO QUE SE TORNASSEM AUTORES DE SEUS DIZERES E DE SUA ESCRITA. QUANDO INSTADOS A FALAR DE ESCRITA, HÁ O UM APAGAMENTO E UMA SUBSTITUIÇÃO DESSA PELO DISCURSO DA LEITURA, O QUE NOS FAZ ENTENDER A CONDIÇÃO DE EXÍLIO DA ESCRITA DENTRO DAS PRÁTICAS ESCOLARES. PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES NÃO SE SENTEM AUTOR/IZADOS A ESCREVER, POIS, DEPENDENDO DO QUE E COMO ESCREVEM, PODEM SER PUNIDOS E SE TORNAREM TRANSGRESSORES, VISTO QUE AINDA PERCORRE DENTRO DOS CORREDORES ESCOLARES E DA SOCIEDADE O IMAGINÁRIO DE QUE PROFESSOR SABE TUDO E QUE NÃO PODE ERRAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCRITAS, EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS, ANÁLISE DE DISCURSO, PSICANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6911_01102020222204.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE APARECIDA DE PAULA BARTHOLOMEU" "autor_nome_curto" => "JOSIANE BARTHOLOMEU" "autor_email" => "josianebartholomeu@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69565 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 6911 "titulo" => "SUJEITOS-PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS COM A ESCRITA: MEMÓRIAS, ANGÚSTIAS, MARCAS E IMPLICAÇÕES NA TESSITURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "OS PRESSUPOSTOS BÁSICOS NOS QUAIS ESTA PESQUISA SE ANCORA CENTRAM-SE NOS POSTULADOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO (DORAVANTE AD) DE MATRIZ FRANCESA PECHEUXTIANA, NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DO LETRAMENTO, NA PSICANÁLISE FREUDO-LACANIANA E NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, BEM COMO EM NOSSA EXPERIÊNCIA NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO, NA POSIÇÃO DE COORDENADORA PEDAGÓGICA, EM QUE NOS DEPARAMOS COM A CONSTANTE ANGÚSTIA DOS PROFESSORES QUANDO LHES É SOLICITADO UM TEXTO ESCRITO. ESSA PERCEPÇÃO INSTIGOU-NOS À REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA PELA QUAL PRETENDEMOS SABER COMO FOI A RELAÇÃO DOS SUJEITOS-PROFESSORES COM A ESCRITA DURANTE SUA FASE ESCOLAR, BEM COMO SE ESSA RELAÇÃO – CONFLITUOSA OU NÃO – ECOA NOS DIZERES E FAZERES DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. OS GESTOS INTERPRETATIVOS PRELIMINARES ORIUNDOS DAS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS PERMITEM-NOS ASSINALAR AS SEGUINTES CONSIDERAÇÕES: EM SEU PERCURSO COMO ESTUDANTES, OS PROFESSORES NÃO ESCREVIAM COMO POSSIBILIDADE DE CRIAR, MAS, SIM, DE REPRODUZIR O JÁ POSTO, OU SEJA, SUAS ESCRITAS ERAM ESVAZIADAS DE SUBJETIVIDADE EM DETRIMENTO DO LOGICAMENTE ESTABILIZADO DENTRO DA ESCOLA, IMPEDINDO QUE SE TORNASSEM AUTORES DE SEUS DIZERES E DE SUA ESCRITA. QUANDO INSTADOS A FALAR DE ESCRITA, HÁ O UM APAGAMENTO E UMA SUBSTITUIÇÃO DESSA PELO DISCURSO DA LEITURA, O QUE NOS FAZ ENTENDER A CONDIÇÃO DE EXÍLIO DA ESCRITA DENTRO DAS PRÁTICAS ESCOLARES. PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES NÃO SE SENTEM AUTOR/IZADOS A ESCREVER, POIS, DEPENDENDO DO QUE E COMO ESCREVEM, PODEM SER PUNIDOS E SE TORNAREM TRANSGRESSORES, VISTO QUE AINDA PERCORRE DENTRO DOS CORREDORES ESCOLARES E DA SOCIEDADE O IMAGINÁRIO DE QUE PROFESSOR SABE TUDO E QUE NÃO PODE ERRAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCRITAS, EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS, ANÁLISE DE DISCURSO, PSICANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6911_01102020222204.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE APARECIDA DE PAULA BARTHOLOMEU" "autor_nome_curto" => "JOSIANE BARTHOLOMEU" "autor_email" => "josianebartholomeu@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }