A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS É O PANO DE FUNDO PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA CUJO OBJETIVO É SUSCITAR O DEBATE SOBRA A IMPORTÂNCIA DA EDUCOMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO E NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CRÍTICOS E QUESTIONADORES SOBRE AS TEMÁTICAS RELACIONADAS À REALIDADE. A METODOLOGIA DA PESQUISA É ESTUDO DE CASO DE CUNHO FENOMENOLÓGICO POR ENTENDER QUE A INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SE DESTACA NESTE CONTEXTO PANDÊMICO, CUJAS PESSOAS ESTÃO ATUANDO PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA E PELA MANUTENÇÃO DA ROTINA DE ESTUDOS, AGORA DE FORMA REMOTA. OS AUTORES ISMAR DE OLIVEIRA SOARES, GUILHERME OROZCO E PAULO FREIRE SÃO APRESENTADOS PARA DIALOGAR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA ESCOLA. ENTRE OS RESULTADOS DAS INTERPRETAÇÕES DAS AULAS ONLINE E ATUAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL CAVALCANTI PROENÇA DE FORMA NÃO PRESENCIAL NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESTÃO A MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS QUE ATUAM EDUCOMUNICATIVAMENTE, PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS MIDIÁTICOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS E, QUESTIONAMENTOS SOBRE O CONTEXTO DE PANDEMIA, ALÉM DE MEDIDAS ASSERTIVAS PARA LIDAR COM OS DESAFIOS DE ESTUDAR DE MANEIRA REMOTA.