O PRESENTE ESTUDO ABORDA A IMPORTANTE DISCUSSÃO ACERCA DOS IMPACTOS DA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS INFORMAIS NO PERCURSO DOS ESTUDANTES QUE PRETENDEM INGRESSAR NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFRN. ELE FOI ELABORADO A PARTIR DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE PARTE DOS AUTORES, SOMADA A RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE SEIS SUJEITOS, CUIDADOSAMENTE ANALISADOS E FUNDAMENTADOS POR INFLUENTES ESTUDOS DE FERREIRA (2012; 2014) E PELA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE MEDEIROS (2018) E DESVELA UM VALIOSO ASPECTO DA VIDA NA UNIVERSIDADE POUCO EXPLORADA PELA CIÊNCIA: O APOIO EMOCIONAL PROVENIENTE DA SOCIALIZAÇÃO ENTRE PARES. DESSE MODO, TRATA-SE DE UM TRABALHO CUJO TEMA É CRUCIAL PARA QUE, AO MONTARMOS O QUEBRA-CABEÇA DA ROTINA UNIVERSITÁRIA, NÃO NOS ESQUEÇAMOS DOS ELEMENTOS INFORMAIS QUE ESTÃO NA BASE DA EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES.