ESTE ESTUDO BASEOU-SE EM DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INDÍGENA. SABE-SE QUE A EDUCAÇÃO EM REGIÕES INDÍGENAS POSSUI SITUAÇÃO PRECÁRIA, OFERECENDO BAIXA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM AOS ALUNOS. O MOTIVO NA MAIORIA DAS VEZES, É A FALTA DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS E MÁ PREPARAÇÃO DO DOCENTE, E, É JUSTAMENTE POR ISSO, A ESCOLHA DO TEMA. PARA NORTEAR ESSE ESTUDO, BUSCA-SE MOSTRAR COMO EFETIVAR UM ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUALIDADE UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS EM REGIÕES INDÍGENAS. O PRINCIPAL OBJETIVO É REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO CULTURAL DESTACANDO A EDUCAÇÃO INDÍGENA E OS RECURSOS DISPONIBILIZADOS. COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA ESSE ESTUDO, BUSCOU-SE AUTORES COMO VALENTE (2015), COSTA (2010), PORTO (2006), ENTRE OUTROS. O PRESENTE ESTUDO OPTOU POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ONDE FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, APESAR DOS AVANÇOS OBTIDOS NA EDUCAÇÃO EM GERAL AO LONGO DO TEMPO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS DESAFIOS AINDA SÃO ENORMES QUANDO SE TRATA DE EDUCAÇÃO INDÍGENA. ASSIM, É PRECISO QUE SEJAM INVESTIDOS MAIS RECURSOS E MATERIAIS PARA QUE OS ALUNOS RECEBAM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE RESPEITANDO-SE SUA CULTURA E LÍNGUA NATIVA.