EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS FINAIS.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68452 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1168 "inscrito_id" => 5994 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS FINAIS." "resumo" => "A AVALIA??O NA EDUCA??O INFANTIL CONSTITUI UMA FERRAMENTA INDISPENS?VEL AO TRABALHO DOCENTE COMO EM QUALQUER OUTRA ETAPA DE ENSINO, POIS PERMITE AO PROFESSOR ANALISAR OS AVAN?OS E RETROCESSOS AO LONGO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PARTIR DELA, O PROFESSOR PODE ORGANIZAR SEU TRABALHO PEDAG?GICO, PREVENIR, AJUSTAR OU RECONFIGURAR CAMINHOS PARA DAR SIGNIFICADOS ? APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NA EDUCA??O INFANTIL, AS PARTICULARIDADES QUE MARCAM ESSA ETAPA DE CONSTRU??O DO SABER COMO O APRENDER BRINCANDO, CONFERE AO PROFESSOR ACOMPANHAMENTOS DIN?MICOS SOBRE A AVALIA??O DO SEU TRABALHO AL?M DE FAVORECER AO EDUCANDO SEU DESENVOLVIMENTO EM M?LTIPLAS DIMENS?ES. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DOS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS FINAIS DA EDUCA??O INFANTIL EM TURMAS DO PR?-II, A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO EM DUAS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. NO REFERENCIAL TE?RICO FOI UTILIZADO OS CONCEITOS DE AVALIA??O DE HOFFMANN, HAYDT, AS CONCEP??ES SOBRE A EDUCA??O INFANTIL E O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS DE OLIVEIRA, MOYLES, MACHADO ENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA CONSISTE NUM ESTUDO EXPLORAT?RIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS A ENTREVISTA APLICADA A 4 PROFESSORAS DO PR?-II E A OBSERVA??O DIRETA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, FOI POSS?VEL PERCEBER QUE A AVALIA??O NA EDUCA??O INFANTIL TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA CONSTRU??O DA INF?NCIA GARANTIDO O DIREITO DE BRINCAR, COMO TAMB?M NA FORMA??O EDUCACIONAL DOS ALUNOS. GRANDE PARTE DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS DEMONSTRARAM SER POSS?VEL REALIZAR UM TRABALHO DIN?MICO COM FINS EDUCATIVOS, SEM LAN?AR ABRIR DO L?DICO E DA AVALIA??O." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÉ-II, AVALIAÇÃO, MÉTODOS, INSTRUMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID5994_31082020200607.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DA SILVA PONTES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA PONTES" "autor_email" => "larissasilva083@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68452 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1168 "inscrito_id" => 5994 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS FINAIS." "resumo" => "A AVALIA??O NA EDUCA??O INFANTIL CONSTITUI UMA FERRAMENTA INDISPENS?VEL AO TRABALHO DOCENTE COMO EM QUALQUER OUTRA ETAPA DE ENSINO, POIS PERMITE AO PROFESSOR ANALISAR OS AVAN?OS E RETROCESSOS AO LONGO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PARTIR DELA, O PROFESSOR PODE ORGANIZAR SEU TRABALHO PEDAG?GICO, PREVENIR, AJUSTAR OU RECONFIGURAR CAMINHOS PARA DAR SIGNIFICADOS ? APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NA EDUCA??O INFANTIL, AS PARTICULARIDADES QUE MARCAM ESSA ETAPA DE CONSTRU??O DO SABER COMO O APRENDER BRINCANDO, CONFERE AO PROFESSOR ACOMPANHAMENTOS DIN?MICOS SOBRE A AVALIA??O DO SEU TRABALHO AL?M DE FAVORECER AO EDUCANDO SEU DESENVOLVIMENTO EM M?LTIPLAS DIMENS?ES. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DOS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS FINAIS DA EDUCA??O INFANTIL EM TURMAS DO PR?-II, A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO EM DUAS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. NO REFERENCIAL TE?RICO FOI UTILIZADO OS CONCEITOS DE AVALIA??O DE HOFFMANN, HAYDT, AS CONCEP??ES SOBRE A EDUCA??O INFANTIL E O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS DE OLIVEIRA, MOYLES, MACHADO ENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA CONSISTE NUM ESTUDO EXPLORAT?RIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS A ENTREVISTA APLICADA A 4 PROFESSORAS DO PR?-II E A OBSERVA??O DIRETA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, FOI POSS?VEL PERCEBER QUE A AVALIA??O NA EDUCA??O INFANTIL TEM UM IMPORTANTE PAPEL NA CONSTRU??O DA INF?NCIA GARANTIDO O DIREITO DE BRINCAR, COMO TAMB?M NA FORMA??O EDUCACIONAL DOS ALUNOS. GRANDE PARTE DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS DEMONSTRARAM SER POSS?VEL REALIZAR UM TRABALHO DIN?MICO COM FINS EDUCATIVOS, SEM LAN?AR ABRIR DO L?DICO E DA AVALIA??O." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÉ-II, AVALIAÇÃO, MÉTODOS, INSTRUMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID5994_31082020200607.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DA SILVA PONTES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA PONTES" "autor_email" => "larissasilva083@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }