AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS INOVADORES PARA O ENSINO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68047 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 907 "inscrito_id" => 4419 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS INOVADORES PARA O ENSINO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TÊM PROPORCIONADO ÀS GERAÇÕES HODIERNAS UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NOS MODOS DE VIDA, TRABALHO E APRENDIZAGEM TENDO EM VISTA QUE A TECNOLOGIA TAMBÉM EXERCE INFLUÊNCIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL. NESTA PERSPECTIVA, AS CHAMADAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS DESPONTAM COMO IMPORTANTES RECURSOS FACILITADORES E INOVADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SENDO, NA ATUALIDADE, AINDA MAIS EXPLORADAS NA ESCOLA. DIANTE DISSO, A PESQUISA AQUI APRESENTADA OBJETIVA ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS INOVADORES PARA O ENSINO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COM EFEITO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE PESQUISADORES COMO: ALMEIDA (2002), ANJOS, COUTO E OLIVEIRA (2011), OLIVEIRA, MOURA E SOUSA (2015). FREITAS E ALMEIDA (2012), DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE AS A UTILIZAÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA FAVORECE SIGNIFICATIVAMENTE A APRENDIZAGEM TRAZENDO DINAMICIDADE PARA AS AULAS VOLTADAS À LEITURA. VERIFICOU-SE QUE AS CRIANÇAS E OS JOVENS DA ATUALIDADE DENOTAM HABILIDADE E INTERESSE POR FERRAMENTAS COMO CELULARES E COMPUTADORES E ISSO PODE SER APROVEITADO PELO EDUCADOR PARA A LEITURA DE TEXTOS, SEMPRE ADEQUANDO OS CONTEÚDOS AO CURRÍCULO E NECESSIDADES DOS ALUNOS. CONTUDO, PARA QUE O EDUCADOR SAIBA APROVEITAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE FORMA BENÉFICA É PRECISO QUE ELE OS DOMINE, CONHECENDO AS SUAS ESPECIFICIDADES E INVISTA, TAMBÉM, EM FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE O ATUALIZEM E PREPAREM-NO ADEQUADAMENTE PARA ESTE TRABALHO. O ESTUDO REVELOU, AINDA, QUE MUITOS EDUCADORES AINDA SE MANTÊM RESISTENTES A USAR ESSES RECURSOS EM SALA DE AULA, PRIORIZANDO UM ENSINO TRADICIONALISTA. POR SUA VEZ, ALGUNS DESTES PROFISSIONAIS EVIDENCIAM EXPRESSIVA DIFICULDADE EM USAR AS TICS, FATOR QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E PESQUISA DO PROFESSOR PARA SABER MANUSEAR E USAR ESSES RECURSOS EM SEU TRABALHO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE LEITURA, PRÁTICA DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4419_29082020114557.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE CALISTA DUTRA" "autor_nome_curto" => "CLARICE C DUTRA" "autor_email" => "clarice_calista@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f17729b13984_21072020_195627.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68047 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 907 "inscrito_id" => 4419 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS INOVADORES PARA O ENSINO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TÊM PROPORCIONADO ÀS GERAÇÕES HODIERNAS UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NOS MODOS DE VIDA, TRABALHO E APRENDIZAGEM TENDO EM VISTA QUE A TECNOLOGIA TAMBÉM EXERCE INFLUÊNCIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL. NESTA PERSPECTIVA, AS CHAMADAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS DESPONTAM COMO IMPORTANTES RECURSOS FACILITADORES E INOVADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SENDO, NA ATUALIDADE, AINDA MAIS EXPLORADAS NA ESCOLA. DIANTE DISSO, A PESQUISA AQUI APRESENTADA OBJETIVA ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS INOVADORES PARA O ENSINO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COM EFEITO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS ESTUDOS DE PESQUISADORES COMO: ALMEIDA (2002), ANJOS, COUTO E OLIVEIRA (2011), OLIVEIRA, MOURA E SOUSA (2015). FREITAS E ALMEIDA (2012), DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE AS A UTILIZAÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA FAVORECE SIGNIFICATIVAMENTE A APRENDIZAGEM TRAZENDO DINAMICIDADE PARA AS AULAS VOLTADAS À LEITURA. VERIFICOU-SE QUE AS CRIANÇAS E OS JOVENS DA ATUALIDADE DENOTAM HABILIDADE E INTERESSE POR FERRAMENTAS COMO CELULARES E COMPUTADORES E ISSO PODE SER APROVEITADO PELO EDUCADOR PARA A LEITURA DE TEXTOS, SEMPRE ADEQUANDO OS CONTEÚDOS AO CURRÍCULO E NECESSIDADES DOS ALUNOS. CONTUDO, PARA QUE O EDUCADOR SAIBA APROVEITAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE FORMA BENÉFICA É PRECISO QUE ELE OS DOMINE, CONHECENDO AS SUAS ESPECIFICIDADES E INVISTA, TAMBÉM, EM FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE O ATUALIZEM E PREPAREM-NO ADEQUADAMENTE PARA ESTE TRABALHO. O ESTUDO REVELOU, AINDA, QUE MUITOS EDUCADORES AINDA SE MANTÊM RESISTENTES A USAR ESSES RECURSOS EM SALA DE AULA, PRIORIZANDO UM ENSINO TRADICIONALISTA. POR SUA VEZ, ALGUNS DESTES PROFISSIONAIS EVIDENCIAM EXPRESSIVA DIFICULDADE EM USAR AS TICS, FATOR QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E PESQUISA DO PROFESSOR PARA SABER MANUSEAR E USAR ESSES RECURSOS EM SEU TRABALHO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE LEITURA, PRÁTICA DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4419_29082020114557.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE CALISTA DUTRA" "autor_nome_curto" => "CLARICE C DUTRA" "autor_email" => "clarice_calista@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f17729b13984_21072020_195627.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }