O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL, NOS DIFERENTES CONTEXTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. O ARTIGO APRESENTA UMA DISCUSSÃO E ANÁLISE DESSAS POLÍTICAS NO QUE SE REFERE AO PROGRESSO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) E DE SUAS IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE ESTUDANTES NA EAD JUSTIFICA A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR O CARÁTER DEMOCRÁTICO DO ACESSO, EM CONTRAPOSIÇÃO A UM DISCURSO QUE PREZA PELO ATENDIMENTO QUANTITATIVO QUANTO À FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM NÍVEL DE PÓS GRADUAÇÃO. COMO RESULTADOS, AS ANÁLISES REALIZADAS REVELARAM QUE A BUSCA PELO CONHECIMENTO ESTÁ CRESCENDO, ATRELADO A ISSO SURGEM NECESSIDADES DE EXPANSÃO DOS SABERES POR DIFERENTES MEIOS, SEJAM ELES TRANSMITIDOS A DISTÂNCIA OU PRESENCIAL. DESSA FORMA É VIÁVEL QUE AS INSTITUIÇÕES PREZEM POR UM REPASSE DE CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS E EFICAZES CAPAZES DE PROPORCIONAR A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE, ASSIM TEREMOS SERES MAIS CRÍTICOS E APTOS A REPASSAREM SEUS CONHECIMENTOS A OUTREM.