Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: LEITURA, LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68225
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2002
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS NA ESCOLA. NOS ESTUDOS OS TEÓRICOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO, CONSIDERANDO QUE OS ELEMENTOS NARRATIVOS ESTIMULAM À IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PSICOLÓGICOS INERENTES A INFÂNCIA. PARA TANTO, ANCORAMO-NOS NAS CONCEPÇÕES DE ENSINO DE LITERATURA PRECONIZADAS POR ZILBERMAN (2007), CADEMARTORI (2006), FARIA (2004), BRAGATTO FILHO (1995) E AMARILHA (2004). QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DAS CENAS DA AULA DE LEITURA E APLICAMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, BASEADA NA PESQUISA PARTICIPANTE. OS RESULTAM DIRECIONAM QUE A AULA DE LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE TEXTOS LITERÁRIOS POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE NO QUE CONCERNE À ALFABETIZAÇÃO, CONSIDERANDO TAMBÉM QUE A APROPRIAÇÃO DAS HABILIDADES RELACIONADAS AO LETRAMENTO É FUNDAMENTAL PARA ELA ENTENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID54_22092020110727.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YNGRIDD JULIANNA LEITE DE OLIVEIRA TERTULINO"
    "autor_nome_curto" => "YNGRID JULIANNA"
    "autor_email" => "yngridjuliana.is@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68225
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2002
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS NA ESCOLA. NOS ESTUDOS OS TEÓRICOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO, CONSIDERANDO QUE OS ELEMENTOS NARRATIVOS ESTIMULAM À IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PSICOLÓGICOS INERENTES A INFÂNCIA. PARA TANTO, ANCORAMO-NOS NAS CONCEPÇÕES DE ENSINO DE LITERATURA PRECONIZADAS POR ZILBERMAN (2007), CADEMARTORI (2006), FARIA (2004), BRAGATTO FILHO (1995) E AMARILHA (2004). QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DAS CENAS DA AULA DE LEITURA E APLICAMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, BASEADA NA PESQUISA PARTICIPANTE. OS RESULTAM DIRECIONAM QUE A AULA DE LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE TEXTOS LITERÁRIOS POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE NO QUE CONCERNE À ALFABETIZAÇÃO, CONSIDERANDO TAMBÉM QUE A APROPRIAÇÃO DAS HABILIDADES RELACIONADAS AO LETRAMENTO É FUNDAMENTAL PARA ELA ENTENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID54_22092020110727.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YNGRIDD JULIANNA LEITE DE OLIVEIRA TERTULINO"
    "autor_nome_curto" => "YNGRID JULIANNA"
    "autor_email" => "yngridjuliana.is@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS NA ESCOLA. NOS ESTUDOS OS TEÓRICOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO, CONSIDERANDO QUE OS ELEMENTOS NARRATIVOS ESTIMULAM À IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PSICOLÓGICOS INERENTES A INFÂNCIA. PARA TANTO, ANCORAMO-NOS NAS CONCEPÇÕES DE ENSINO DE LITERATURA PRECONIZADAS POR ZILBERMAN (2007), CADEMARTORI (2006), FARIA (2004), BRAGATTO FILHO (1995) E AMARILHA (2004). QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DAS CENAS DA AULA DE LEITURA E APLICAMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, BASEADA NA PESQUISA PARTICIPANTE. OS RESULTAM DIRECIONAM QUE A AULA DE LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE TEXTOS LITERÁRIOS POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE NO QUE CONCERNE À ALFABETIZAÇÃO, CONSIDERANDO TAMBÉM QUE A APROPRIAÇÃO DAS HABILIDADES RELACIONADAS AO LETRAMENTO É FUNDAMENTAL PARA ELA ENTENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.