A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUANDO É FORMATIVA, TEM A SUA PREOCUPAÇÃO VOLTADA PARA O ALUNO E PARA O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ALÉM DISSO, A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUANDO REALIZADA DE MODO A CONSTRUIR UMA FORMAÇÃO COMPLETA DO SUJEITO, TAMBÉM SE MOSTRA UMA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER NO ALUNO HABILIDADES COMO A ARGUMENTAÇÃO. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM O INTUITO DE DISCUTIR O TEMA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO FORMA DE DESENVOLVER A HABILIDADE DE ARGUMENTAÇÃO NOS ALUNOS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM REVISÃO DE LITERATURA, A PARTIR DAS IDÉIAS DE LUCKESI, MÉNDEZ, CHIARO, AQUINO E LEITÃO, A FIM DE FAZER UM RESGATE HISTÓRICO IDEOLÓGICO DAS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENTENDER COMO ELA É PRATICADA HOJE, BEM COMO A AVALIAÇÃO PODE SER UTILIZADA PARA DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE ARGUMENTAÇÃO NOS ALUNOS. COM ISSO PERCEBEU-SE QUE A AVALIAÇÃO FORMATIVA É O MODELO QUE AVALIAÇÃO QUE PERMITE AO ALUNO CONSTRUIR O SEU CONHECIMENTO E DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES, INCLUSIVE A ARGUMENTAÇÃO, ATRAVÉS DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS QUE PROMOVAM A ANÁLISE DO MUNDO DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA, POR MEIO DE DEBATES E DISCUSSÕES.