A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ELA DEVE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO EDUCANDO, INICIANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CULMINANDO NO ENSINO MÉDIO, A REFERÊNCIA EXPLICITA ESTÁ NO ART. 26, § 3º DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB). A EDUCAÇÃO FÍSICA É HISTORICAMENTE COMPREENDIDA A PARTIR DO VIÉS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NA QUAL O CORPO DOS INDIVÍDUOS NÃO PENSA, ELE É PENSADO, ANALISADO POR MEIO DA RACIONALIDADE CIENTÍFICA. O PRESENTE ESTUDO SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE TER UM MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O DESDOBRAMENTO E DISCUSSÕES EM SALA, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM. PARA RECRUTAR DOS ARGUMENTOS CIENTÍFICOS E DADOS PARA A DISCUSSÃO DESTE ESTUDO, FOI UTILIZADO UMA PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM 2019 E AS PROVAS DE 2009 A 2019, E BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO LIVROS, TESES, DISSERTAÇÕES, ARTIGOS CIENTÍFICOS E SITES SOBRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA. PORTANTO, COMO SENDO UMA ESFERA DA VIDA DO ALUNO, O ENEM CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA DENTRO DA ÁREA DE LINGUAGENS, NA QUAL O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO TEM SEU PROJETO DE VIDA COMPREENDIDO E DIREITOS DE TER ACESSO A ESSES CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES GESTO DE EXECUTAR UM MOVIMENTO OU A REPETIÇÃO DESTE. AO FIM DO PERÍODO ESCOLAR O ALUNO DEVE SER UM SER AUTÔNOMO PARA ESCOLHER AS PRÁTICAS CORPORAIS QUE DESEJAR E COMPREENDER QUANDO E COMO USÁ-LAS E CRITICÁ-LAS.