DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O USO DO PORTFÓLIO NO ENSINO SUPERIOR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68331 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 2574 "titulo" => "DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O USO DO PORTFÓLIO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "OS/AS LICENCIANDOS/AS PRECISAM DE HABILIDADES E COMPET?NCIAS ESPEC?FICAS PARA AUXILIAR A ORGANIZAR A SUA FUTURA PR?TICA PEDAG?GICA. UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS PARA ISSO ? APRENDER A AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS/AS ALUNOS/AS. PARTINDO DESSA NECESSIDADE, ESTE ARTIGO APRESENTA UMA DISCUSS?O SOBRE A RELA??O ENTRE DID?TICA E AVALIA??O E COMO N?S, PROFESSORES/AS DE PROFESSORES/AS, PODEMOS CONTRIBUIR PARA ENSINAR PR?TICAS AVALIATIVAS MAIS DEMOCR?TICAS, DIVERSAS, RESPONS?VEIS E, SOBRETUDO, FORMATIVAS. O REFERENCIAL TE?RICO UTILIZADO EST? BASEADO NA PERSPECTIVA DA DID?TICA COMO TEORIA DA FORMA??O NUMA CONCEP??O CR?TICA E REFLEXIVA, E NA DEFESA DA AVALIA??O FORMATIVA E MEDIADORA. A EXPERI?NCIA APRESENTADA OCORREU NUMA TURMA HETEROG?NEA DE LICENCIATURA (V?RIOS CURSOS) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, CAMPUS I, NO COMPONENTE CURRICULAR AVALIA??O DA APRENDIZAGEM, E OBJETIVOU ANALISAR O USO DO INSTRUMENTO PORTF?LIO COMO POSSIBILIDADE DE AVALIA??O DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. POR MEIO DESSE INSTRUMENTO OS/AS ALUNOS/AS TIVERAM AS SUAS APRENDIZAGENS AVALIADAS E ORIENTADAS. AL?M DISSO, APRENDERAM A UTILIZAR T?CNICAS E ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA COMPOR O SEU REPERT?RIO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "DIDÁTICA E AVALIAÇÃO, INSTRUMENTOS, PORTFÓLIO, ENSINO SUPERIOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID2574_23042020234240.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID KARLA CRUZ BISERRA" "autor_nome_curto" => "INGRID BISERRA" "autor_email" => "ingridkarlacruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68331 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 2574 "titulo" => "DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O USO DO PORTFÓLIO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "OS/AS LICENCIANDOS/AS PRECISAM DE HABILIDADES E COMPET?NCIAS ESPEC?FICAS PARA AUXILIAR A ORGANIZAR A SUA FUTURA PR?TICA PEDAG?GICA. UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS PARA ISSO ? APRENDER A AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS/AS ALUNOS/AS. PARTINDO DESSA NECESSIDADE, ESTE ARTIGO APRESENTA UMA DISCUSS?O SOBRE A RELA??O ENTRE DID?TICA E AVALIA??O E COMO N?S, PROFESSORES/AS DE PROFESSORES/AS, PODEMOS CONTRIBUIR PARA ENSINAR PR?TICAS AVALIATIVAS MAIS DEMOCR?TICAS, DIVERSAS, RESPONS?VEIS E, SOBRETUDO, FORMATIVAS. O REFERENCIAL TE?RICO UTILIZADO EST? BASEADO NA PERSPECTIVA DA DID?TICA COMO TEORIA DA FORMA??O NUMA CONCEP??O CR?TICA E REFLEXIVA, E NA DEFESA DA AVALIA??O FORMATIVA E MEDIADORA. A EXPERI?NCIA APRESENTADA OCORREU NUMA TURMA HETEROG?NEA DE LICENCIATURA (V?RIOS CURSOS) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, CAMPUS I, NO COMPONENTE CURRICULAR AVALIA??O DA APRENDIZAGEM, E OBJETIVOU ANALISAR O USO DO INSTRUMENTO PORTF?LIO COMO POSSIBILIDADE DE AVALIA??O DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. POR MEIO DESSE INSTRUMENTO OS/AS ALUNOS/AS TIVERAM AS SUAS APRENDIZAGENS AVALIADAS E ORIENTADAS. AL?M DISSO, APRENDERAM A UTILIZAR T?CNICAS E ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA COMPOR O SEU REPERT?RIO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "DIDÁTICA E AVALIAÇÃO, INSTRUMENTOS, PORTFÓLIO, ENSINO SUPERIOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID2574_23042020234240.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID KARLA CRUZ BISERRA" "autor_nome_curto" => "INGRID BISERRA" "autor_email" => "ingridkarlacruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }