QUANDO SE TRATA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, IDEALIZA-SE AULAS ONDE O ALUNO É UM SER ATIVO NO PROCESSO, EM QUE O PROFESSOR É O MEDIADOR DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DO CONTEÚDO EM SALA DE AULA, UTILIZA-SE DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O APRENDIZADO E AVALIA-SE DE FORMA A ANALISAR AS ATITUDES, PROCEDIMENTOS E COMPETÊNCIAS ADQUIRIDOS. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS SURGE COMO ALIADOS AO ENSINO, UTILIZADOS NO AUXÍLIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PROPOSTO PARA SER DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR A SEUS ALUNOS. COM O OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BASEADO EM PUBLICAÇÕES ACERCA DO TEMA. COM A OBSERVAÇÃO DOS DADOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS SÃO EFICAZES QUANDO AVALIADO PELO PROFESSOR ANTES DA SUA UTILIZAÇÃO, UMA VEZ QUE ESTE PODE CONFUNDIR A CABEÇA DO ALUNO QUANDO O PROFESSOR NÃO POSSUIR O DOMÍNIO DA METODOLOGIA APLICADA E DO APORTE TEÓRICO DO ASSUNTO, ONDE O RECURSO DIDÁTICO, POR SI SÓ, NÃO TRANSMITE O CONHECIMENTO E NÃO GARANTE O ENTENDIMENTO POR PARTE DO ALUNO.