ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE SUPERVISORES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68569 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1193 "inscrito_id" => 1848 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE SUPERVISORES" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REPRESENTA UM PROFÍCUO AMBIENTE DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL POR POSSIBILITAR A VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES REAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL QUE COLABORAM COM A CONSTRUÇÃO E SOLIDIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL. É, PORTANTO, UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA AMPLIAR LAÇOS COM A FUTURA PROFISSÃO, PERMITINDO CONSTRUÇÕES SIGNIFICATIVAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ASSIM, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA SOB A ÓTICA DAS SUPERVISORAS DE ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPI – CAMPUS PICOS. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO UTILIZADO O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E TENDO COMO SUPORTES PARA PRODUÇÃO DE DADOS O QUESTIONÁRIO MISTO E A ENTREVISTA NARRATIVA. COMO TÉCNICA PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI EMPREGADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS COMPREENSÕES CONSTRUÍDAS POSSIBILITARAM O ENTENDIMENTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUI SOBREMANEIRA PARA A AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES, CONTUDO, FICOU CONSTATADO, QUE PARCERIAS MAIS EFETIVAS ENTRE AS INSTITUIÇÕES FORMADORAS SÃO NECESSÁRIAS PARA AMPLIAR O LEQUE DE SABERES APROPRIADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ASSIM, A EXPECTATIVA É DE QUE AS REFLEXÕES PROVOCADAS POR ESTE ESTUDO CONTRIBUAM PARA O APRIMORAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FÍSICA, ESSENCIALMENTE NO QUE TANGE A NOVAS FORMAS DE CONCEBER E REALIZAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FÍSICA, SUPERVISORAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID1848_31082020215913.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE RODRIGUES DE MOURA MAURIZ" "autor_nome_curto" => "TATIANE MOURA" "autor_email" => "tatianermoura@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68569 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1193 "inscrito_id" => 1848 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE SUPERVISORES" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REPRESENTA UM PROFÍCUO AMBIENTE DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL POR POSSIBILITAR A VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES REAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL QUE COLABORAM COM A CONSTRUÇÃO E SOLIDIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL. É, PORTANTO, UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA AMPLIAR LAÇOS COM A FUTURA PROFISSÃO, PERMITINDO CONSTRUÇÕES SIGNIFICATIVAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ASSIM, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA SOB A ÓTICA DAS SUPERVISORAS DE ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPI – CAMPUS PICOS. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO UTILIZADO O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E TENDO COMO SUPORTES PARA PRODUÇÃO DE DADOS O QUESTIONÁRIO MISTO E A ENTREVISTA NARRATIVA. COMO TÉCNICA PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI EMPREGADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS COMPREENSÕES CONSTRUÍDAS POSSIBILITARAM O ENTENDIMENTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUI SOBREMANEIRA PARA A AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES, CONTUDO, FICOU CONSTATADO, QUE PARCERIAS MAIS EFETIVAS ENTRE AS INSTITUIÇÕES FORMADORAS SÃO NECESSÁRIAS PARA AMPLIAR O LEQUE DE SABERES APROPRIADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ASSIM, A EXPECTATIVA É DE QUE AS REFLEXÕES PROVOCADAS POR ESTE ESTUDO CONTRIBUAM PARA O APRIMORAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FÍSICA, ESSENCIALMENTE NO QUE TANGE A NOVAS FORMAS DE CONCEBER E REALIZAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FÍSICA, SUPERVISORAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID1848_31082020215913.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE RODRIGUES DE MOURA MAURIZ" "autor_nome_curto" => "TATIANE MOURA" "autor_email" => "tatianermoura@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }