DIAGNÓSTICO DA ESCRITA: PARA QUE SERVE E COMO INTERPRETÁ-LO?
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68325 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1794 "inscrito_id" => 3604 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DA ESCRITA: PARA QUE SERVE E COMO INTERPRETÁ-LO?" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM OS PROFESSORES DO 1˚ AO 3˚ ANO DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE, DURANTE O PRIMEIRO ENCONTRO FORMATIVO DO ANO DE 2020 COM SEUS PROFESSORES ALFABETIZADORES. O ENFOQUE ESTÁ NA INTERPRETAÇÃO PRECISA DO DIAGNÓSTICO DA ESCRITA INFANTIL COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1999). FORAM ELABORADAS, PELA EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, FICHAS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA A FIM DE QUE OS PROFESSORES REALIZASSEM COM SUAS TURMAS. APÓS O PERÍODO DESTINADO PARA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS ESCOLAS, A ANÁLISE DOS PROTOCOLOS RESPONDIDOS PELAS CRIANÇAS FOI REALIZADA NA FORMAÇÃO CONTINUADA, COM O GRANDE GRUPO DE PROFESSORES. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES NÃO SABIA DIAGNOSTICAR EM QUE HIPÓTESE DE ESCRITA OS ESTUDANTES ESTAVAM E NEM SABIA O QUE SIGNIFICAVAM OS ESCRITOS REVELADOS PELAS CRIANÇAS. OS DADOS REVELAM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO RECURSO ESSENCIAL À INSTRUMENTALIZAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, DIAGNÓSTICO DA ESCRITA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3604_14092020193017.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIÉTT DE LUNA SILVINO MARINHO" "autor_nome_curto" => "ADRIÉTT LUNA" "autor_email" => "adriettluna@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68325 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1794 "inscrito_id" => 3604 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DA ESCRITA: PARA QUE SERVE E COMO INTERPRETÁ-LO?" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM OS PROFESSORES DO 1˚ AO 3˚ ANO DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE, DURANTE O PRIMEIRO ENCONTRO FORMATIVO DO ANO DE 2020 COM SEUS PROFESSORES ALFABETIZADORES. O ENFOQUE ESTÁ NA INTERPRETAÇÃO PRECISA DO DIAGNÓSTICO DA ESCRITA INFANTIL COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY (1999). FORAM ELABORADAS, PELA EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, FICHAS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA A FIM DE QUE OS PROFESSORES REALIZASSEM COM SUAS TURMAS. APÓS O PERÍODO DESTINADO PARA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS ESCOLAS, A ANÁLISE DOS PROTOCOLOS RESPONDIDOS PELAS CRIANÇAS FOI REALIZADA NA FORMAÇÃO CONTINUADA, COM O GRANDE GRUPO DE PROFESSORES. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES NÃO SABIA DIAGNOSTICAR EM QUE HIPÓTESE DE ESCRITA OS ESTUDANTES ESTAVAM E NEM SABIA O QUE SIGNIFICAVAM OS ESCRITOS REVELADOS PELAS CRIANÇAS. OS DADOS REVELAM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO RECURSO ESSENCIAL À INSTRUMENTALIZAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, DIAGNÓSTICO DA ESCRITA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3604_14092020193017.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIÉTT DE LUNA SILVINO MARINHO" "autor_nome_curto" => "ADRIÉTT LUNA" "autor_email" => "adriettluna@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }