A EDUCAÇÃO É UMA ÁREA DINÂMICA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, UM DOS DESAFIOS DOCENTE É ESTÁ SEMPRE SE REINVENTANDO E RESSINIFICANDO SUA PRÁTICA PARA ACOMPANHAR ESSE DINAMISMO. TENDO COMO BASE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA QUE ESTIMULA A AUTONOMIA E A LIBERDADE INTELECTUAL. ABORDA-SE ESSA TEMÁTICA LEVANTANDO DILEMAS E APONTANDO PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO, PROCURANDO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM UMA AMOSTRAGEM DE 30 PROFESSORAS/ES COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES E AS EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIRTUAIS POR ELAS/ES VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE TRABALHO OPTOU-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA-DESCRITIVA-INTERPRETATIVA, BASEADA NOS DEPOIMENTOS DA/E PROFESSORAS/ES. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, O TRATAMENTO DOS DADOS FOI REALIZADO COM O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS, SUGERIDAS POR BARDIN. COMO RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES, IDENTIFICAMOS ALGUMAS LIMITAÇÕES QUE PREJUDICAM A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE ESSE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO, SENDO APONTADA COMO MAIOR DELAS AS LIMITAÇÕES E ACESSO A INTERNET E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS QUE POSSIBILITEM OS ALUNOS PARTICIPAR DAS AULAS, E COM RELAÇÃO AS/OS DOCENTES QUE NÃO POSSUI UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E OU TEMPO SUFICIENTE PARA DEDICAR-SE A UMA MODALIDADE DE ENSINO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESSA NOVA REALIDADE O PAPEL FUNDAMENTAL DESEMPENHADO PELA/O PROFESSORA/O, MAIS DO QUE NA SALA DE AULA CONVENCIONAL, É REALÇADO PELA SUA INTERVENÇÃO COMO MEDIADORA/O PEDAGÓGICA/O.