DESLEXIA: RELEVÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA INFÂNCIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68316 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 976 "inscrito_id" => 4582 "titulo" => "DESLEXIA: RELEVÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA INFÂNCIA" "resumo" => "A DISLEXIA SE CARACTERIZA POR UM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM QUE GERALMENTE ? DETECTADO NA INF?NCIA FICANDO EXPL?CITO PELAS DIFICULDADES DAS CRIAN?AS NO COTIDIANO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA E NA LEITURA. MARTINS (2001) AFIRMA QUE N?O SE TRATA DE UMA DOEN?A OU DEFICI?NCIA, MAS UMA FALTA DE CAPACIDADE PARCIAL DE COMPREENS?O DA LEITURA E DA ESCRITA, SENDO ESTA UMA CONDI??O DA ESP?CIE HUMANA, QUE PODE SER ADQUIRIDA AO LONGO DA VIDA ATRAV?S DE QUEST?ES PSICOL?GICAS, NEUROL?GICAS OU LINGU?STICAS. NO ENTANTO, ESSE D?FICIT FONOL?GICO N?O AFETA A INTELIG?NCIA DO INDIV?DUO, N?O INTERFERINDO NAS COMPET?NCIAS COGNITIVAS E DE COMPREENS?O. (TELES, 2004) UTILIZAMOS DE REVIS?ES BIBLIOGR?FICAS PARA UMA MELHOR COMPREENS?O DA DISLEXIA PARA TAL FORAM PESQUISADOS AUTORES COMO ARRUDA (2014), ALMEIDA (2014), TELES (2004) E ROCHA (2009). FIZEMOS USO DE UMA VISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA ALUNA DE PEDAGOGIA QUE N?O FOI DIAGNOSTICADA COM DISLEXIA NA INF?NCIA, S? VINDO A DESCOBRIR DURANTE SUA SEGUNDA GRADUA??O, NO CURSO DE PEDAGOGIA, AO TER CONTATO COM AS TEORIAS A CERCA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. A PARTIR DAS RESPOSTAS ? POSS?VEL OBSERVAR COMO A FALTA DE UM ACOMPANHAMENTO NA INF?NCIA E DE ATIVIDADES MAIS DIRECIONADAS, POR PARTE DOS PROFESSORES, REFLETIRAM NA IDADE ADULTA, POIS QUANDO CRIAN?A ? POSS?VEL ATRAV?S DE DETERMINADAS ATITUDES DO PROFESSOR, COMO COLOCAR O ALUNO SENTADO MAIS PR?XIMO AO QUADRO, OBSERVAR COMO O MESMO REALIZA SUAS ANOTA??ES, SOLICITAR MAIS ATEN??O, VALORIZAR SEUS ACERTOS, AL?M DE DAR MAIS TEMPO PARA A REALIZA??O DAS ATIVIDADES PODE PROPORCIONAR UM MAIOR DESENVOLVIMENTO AO ALUNO COM DISLEXIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DISLEXIA, APRENDIZAGEM, ALUNO ADULTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID4582_30082020162413.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYDIAN JANAINA DE AZEVEDO CUNHA" "autor_nome_curto" => "MYDIAN" "autor_email" => "mydianjanaina@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68316 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 976 "inscrito_id" => 4582 "titulo" => "DESLEXIA: RELEVÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA INFÂNCIA" "resumo" => "A DISLEXIA SE CARACTERIZA POR UM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM QUE GERALMENTE ? DETECTADO NA INF?NCIA FICANDO EXPL?CITO PELAS DIFICULDADES DAS CRIAN?AS NO COTIDIANO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA E NA LEITURA. MARTINS (2001) AFIRMA QUE N?O SE TRATA DE UMA DOEN?A OU DEFICI?NCIA, MAS UMA FALTA DE CAPACIDADE PARCIAL DE COMPREENS?O DA LEITURA E DA ESCRITA, SENDO ESTA UMA CONDI??O DA ESP?CIE HUMANA, QUE PODE SER ADQUIRIDA AO LONGO DA VIDA ATRAV?S DE QUEST?ES PSICOL?GICAS, NEUROL?GICAS OU LINGU?STICAS. NO ENTANTO, ESSE D?FICIT FONOL?GICO N?O AFETA A INTELIG?NCIA DO INDIV?DUO, N?O INTERFERINDO NAS COMPET?NCIAS COGNITIVAS E DE COMPREENS?O. (TELES, 2004) UTILIZAMOS DE REVIS?ES BIBLIOGR?FICAS PARA UMA MELHOR COMPREENS?O DA DISLEXIA PARA TAL FORAM PESQUISADOS AUTORES COMO ARRUDA (2014), ALMEIDA (2014), TELES (2004) E ROCHA (2009). FIZEMOS USO DE UMA VISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA ALUNA DE PEDAGOGIA QUE N?O FOI DIAGNOSTICADA COM DISLEXIA NA INF?NCIA, S? VINDO A DESCOBRIR DURANTE SUA SEGUNDA GRADUA??O, NO CURSO DE PEDAGOGIA, AO TER CONTATO COM AS TEORIAS A CERCA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. A PARTIR DAS RESPOSTAS ? POSS?VEL OBSERVAR COMO A FALTA DE UM ACOMPANHAMENTO NA INF?NCIA E DE ATIVIDADES MAIS DIRECIONADAS, POR PARTE DOS PROFESSORES, REFLETIRAM NA IDADE ADULTA, POIS QUANDO CRIAN?A ? POSS?VEL ATRAV?S DE DETERMINADAS ATITUDES DO PROFESSOR, COMO COLOCAR O ALUNO SENTADO MAIS PR?XIMO AO QUADRO, OBSERVAR COMO O MESMO REALIZA SUAS ANOTA??ES, SOLICITAR MAIS ATEN??O, VALORIZAR SEUS ACERTOS, AL?M DE DAR MAIS TEMPO PARA A REALIZA??O DAS ATIVIDADES PODE PROPORCIONAR UM MAIOR DESENVOLVIMENTO AO ALUNO COM DISLEXIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DISLEXIA, APRENDIZAGEM, ALUNO ADULTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID4582_30082020162413.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYDIAN JANAINA DE AZEVEDO CUNHA" "autor_nome_curto" => "MYDIAN" "autor_email" => "mydianjanaina@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }