NESTE TRABALHO PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS E ANÁLISES A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA ACERCA DE COMO A VIVÊNCIA DOS VALORES HUMANOS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, PARA TANTO, BUSCAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO DE LEI MUNICIPAL: 397/2017 DENOMINADO: FORMAÇÃO DO CARÁTER NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VALORES HUMANOS QUE ACONTECE NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA/CE. A PESQUISA CONTOU COM O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE DOCUMENTOS NORMATIVOS COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), TAMBÉM IDEIAS E PRESSUPOSTOS DE TEÓRICOS E DO ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO. PARA TANTO, DURANTE OS MESES DE MARÇO A NOVEMBRO DE 2019, 25 CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MISSÃO VELHA – CE, FORAM VISITADAS, ENGLOBANDO O ACOMPANHAMENTO DE 143 PROFESSORES E 1.576 CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS, ALÉM DA ENTREVISTA COM ALGUNS PAIS OU RESPONSÁVEIS. OBSERVOU-SE QUE COM AS AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VALORES HUMANOS (AMOR, PAZ, VERDADE, AÇÃO CORRETA E NÃO VIOLÊNCIA), OS CONFLITOS NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DIMINUÍRAM, A CONCENTRAÇÃO E O RENDIMENTO NAS ATIVIDADES AUMENTARAM E COM ISSO FOI POSSÍVEL UM MELHOR APROVEITAMENTO DO TEMPO ESCOLAR. OS EDUCADORES PASSARAM A SENTIR-SE MOTIVADOS E ESTIMULADOS AO ADQUIRIREM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA SOCIEDADE E OS GESTORES MAIS ARTICULADOS COM OS DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, CRIANDO LAÇOS SÓLIDOS DE PARCERIA E UM ESPAÇO ACOLHEDOR. ISSO TUDO, IMPACTOU POSITIVAMENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA CIDADE. DEPREENDE-SE ENTÃO QUE ESSA PROPOSTA ADOTADA, POSSIBILITOU EXERCER UM DIÁLOGO ENTRE PRÁTICA E TEORIA E CONCLUI-SE O QUANTO É URGENTE E IMPORTANTE A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, CONCOMITANTEMENTE, A POSSIBILIDADE DE ASSIM O FAZER INCLUINDO DENTRO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES VIVÊNCIAS EM VALORES HUMANOS.