O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERI?NCIA DA PARTICIPA??O NO PROGRAMA GIRA MUNDO FINL?NDIA, PROMOVIDO PELO GOVERNO DO ESTADO DA PARA?BA POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA??O, CI?NCIA E TECNOLOGIA (SEECT-PB). O PROGRAMA FOI CRIADO NO ANO DE 2016 COM O INTUITO DE OFERECER AOS PROFESSORES EFETIVOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO B?SICO UMA FORMA??O BASEADA NA COMPREENS?O DAS EXPERI?NCIAS EXITOSAS EXISTENTES NA FINL?NDIA, A FIM DE TRAZER ? REDE ESTADUAL DA PARA?BA BOAS PR?TICAS PEDAG?GICAS. COM ESTAS VIV?NCIAS, FOI POSS?VEL COMPREENDER A IMPORT?NCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, EM ESPECIAL, O PAPEL DA FORMA??O INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES POSSAM SER CAPAZES DE TORNAR SEUS ALUNOS AGENTES DE MUDAN?A SOCIAL.