ARTE NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POLIVALENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67994 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1443 "inscrito_id" => 6116 "titulo" => "ARTE NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POLIVALENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO REALIZADO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PROESDE (LICENCIATURA) COM PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO MÉDIO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 8 PROFESSORES DE BLUMENAU E REGIÃO (SC). A PESQUISA BUSCA COMPREENDER A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DESTES PROFESSORES, COMO CADA UM DESTES DOCENTES LIDA COM O TEMA CENTRAL DE NOSSA DISCUSSÃO: A EXIGÊNCIA DE QUE ESTE SEJA UM(A) PROFESSOR(A) DE ARTE POLIVALENTE (BARBOSA, 1988) E QUAIS AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA BNCC DO ENSINO MÉDIO (2017). OS DADOS COLETADOS CONTRIBUÍRAM PARA OBJETIVO DE COMPREENDER COMO ESTES PERCEBEM A INFLUÊNCIA DE SUA ESPECIFICIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO A POLIVALÊNCIA AINDA GANHA ESPAÇO DENTRO DA GRADE CURRICULAR. VERIFICAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO MODELO POLIVALENTE NO ENSINO DA ARTE, SOB A JUSTIFICATIVA DE UMA SUPOSTA “INTERDISCIPLINARIDADE”, POSTA PELA BNCC, PREOCUPA A AUTONOMIA E O FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, QUE HISTORICAMENTE É ALVO DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM NOSSO PAÍS. POR ISSO CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER COMO A REDE SE ESTRUTURA E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR, JUNTO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, A UNIVERSIDADE E COMUNIDADE, AS PROBLEMÁTICAS QUE SE APRESENTAM NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "BNCC, ENSINO MÉDIO, POLIVALÊNCIA, ENSINO DE ARTES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6116_01092020184228.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS WEINGÄRTNER" "autor_nome_curto" => "THAIS WEINGÄRTNER" "autor_email" => "thaissweingartner@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67994 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1443 "inscrito_id" => 6116 "titulo" => "ARTE NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POLIVALENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO REALIZADO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PROESDE (LICENCIATURA) COM PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO MÉDIO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 8 PROFESSORES DE BLUMENAU E REGIÃO (SC). A PESQUISA BUSCA COMPREENDER A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DESTES PROFESSORES, COMO CADA UM DESTES DOCENTES LIDA COM O TEMA CENTRAL DE NOSSA DISCUSSÃO: A EXIGÊNCIA DE QUE ESTE SEJA UM(A) PROFESSOR(A) DE ARTE POLIVALENTE (BARBOSA, 1988) E QUAIS AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA BNCC DO ENSINO MÉDIO (2017). OS DADOS COLETADOS CONTRIBUÍRAM PARA OBJETIVO DE COMPREENDER COMO ESTES PERCEBEM A INFLUÊNCIA DE SUA ESPECIFICIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO A POLIVALÊNCIA AINDA GANHA ESPAÇO DENTRO DA GRADE CURRICULAR. VERIFICAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO MODELO POLIVALENTE NO ENSINO DA ARTE, SOB A JUSTIFICATIVA DE UMA SUPOSTA “INTERDISCIPLINARIDADE”, POSTA PELA BNCC, PREOCUPA A AUTONOMIA E O FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, QUE HISTORICAMENTE É ALVO DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM NOSSO PAÍS. POR ISSO CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER COMO A REDE SE ESTRUTURA E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR, JUNTO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, A UNIVERSIDADE E COMUNIDADE, AS PROBLEMÁTICAS QUE SE APRESENTAM NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "BNCC, ENSINO MÉDIO, POLIVALÊNCIA, ENSINO DE ARTES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6116_01092020184228.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS WEINGÄRTNER" "autor_nome_curto" => "THAIS WEINGÄRTNER" "autor_email" => "thaissweingartner@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }