A RELEVÂNCIA DESSE TRABALHO SE DÁ POR TRAZER O CURRÍCULO E AS DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA, JÁ HÁ ALGUNS ANOS, ADOTADAS PELO BRASIL E INCLUÍDAS EM SUA AGENDA. O ESTADO IDEALIZA UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO COM QUALIDADE TOTAL E PARA TODOS ATRAVÉS DE TESTES PADRONIZADOS. PORÉM, ESSA CONCEPÇÃO VAI DE ENCONTRO A UM CURRÍCULO MONOCULTURAL, TRADICIONAL, EXCLUDENTE, CONSTITUTIVOS DE UMA SOCIEDADE SELETISTA, SEGREGADORA, HEGEMÔNICA E EUROCÊNTRICA. O TEXTO, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA E DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PRETENDE ESCLARECER DE QUE FORMA ESSES TESTES BENEFICIAM A TODOS OS GRUPOS DESSA SOCIEDADE PLURAL, LANÇANDO OLHARES OUTROS PARA ESSA POPULAÇÃO QUE, NA VERDADE, AGREGA UM PERFIL MULTICULTURAL; QUE NECESSITA DE UM CURRÍCULO INOVADOR COM BASE MULTICULTURALISTA, INCLUSIVO, QUE VIABILIZE A (RE) INVENÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, FORTALECENDO AS IDENTIDADES DESSES INDIVÍDUOS TÃO INVISIBILIZADOS, FORMANDO SUJEITOS COM VISÕES EMANCIPATÓRIAS PARA A FORMAÇÃO DE UMA HUMANIDADE ÉTICA, E IGUALITÁRIA. PARA TANTO, O APOIO OBTIDO PARA REFERENCIAR ESSE TEXTO FOI EM AUTORES NO QUAL SUAS IDEIAS FACILITAM O ENTENDIMENTO DESSA PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL DE TAMANHA DIMENSÃO QUE É O CURRÍCULO E A AVALIAÇÃO.