COMO TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA?
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68169 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 2528 "titulo" => "COMO TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA?" "resumo" => "ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O LINGU?STICA NA SALA DE AULA. PARA TANTO, TRA?AMOS UM PERCURSO TE?RICO, NO QUAL EXPLICITAMOS AS MUDAN?AS OCORRIDAS NO ENSINO DE L?NGUA MATERNA, A PARTIR DAS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS NAS CONCEP??ES DE LINGUAGEM E GRAM?TICA AO LONGO DO TEMPO. COMO METODOLOGIA NOS INSPIRAMOS NA AN?LISE DO CONTE?DO, OBSERVANDO A PR?TICA DE DUAS PROFESSORAS DO 1?. ANO DO 1?. CICLO, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE, A PARTIR DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE A TEM?TICA EM QUEST?O, RELACIONANDO-AS COM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA FEITA COM ESSAS PROFESSORAS. VERIFICAMOS QUE A AQUISI??O DO CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA, POR PARTE DAS PROFESSORAS, PARECE N?O ASSEGURAR A PRESEN?A DE UMA DIDATIZA??O MAIS REFLEXIVA SOBRE A L?NGUA EM SALA DE AULA, POIS EXISTE UMA LACUNA ENTRE A TEORIA E A PR?TICA NO QUE DIZ RESPEITO ?S AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA, MAIS ESPECIFICAMENTE AO TRATAMENTO DA VARIA??O LINGU?STICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2528_11072020141324.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68169 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 2528 "titulo" => "COMO TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA?" "resumo" => "ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O LINGU?STICA NA SALA DE AULA. PARA TANTO, TRA?AMOS UM PERCURSO TE?RICO, NO QUAL EXPLICITAMOS AS MUDAN?AS OCORRIDAS NO ENSINO DE L?NGUA MATERNA, A PARTIR DAS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS NAS CONCEP??ES DE LINGUAGEM E GRAM?TICA AO LONGO DO TEMPO. COMO METODOLOGIA NOS INSPIRAMOS NA AN?LISE DO CONTE?DO, OBSERVANDO A PR?TICA DE DUAS PROFESSORAS DO 1?. ANO DO 1?. CICLO, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE, A PARTIR DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE A TEM?TICA EM QUEST?O, RELACIONANDO-AS COM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA FEITA COM ESSAS PROFESSORAS. VERIFICAMOS QUE A AQUISI??O DO CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA, POR PARTE DAS PROFESSORAS, PARECE N?O ASSEGURAR A PRESEN?A DE UMA DIDATIZA??O MAIS REFLEXIVA SOBRE A L?NGUA EM SALA DE AULA, POIS EXISTE UMA LACUNA ENTRE A TEORIA E A PR?TICA NO QUE DIZ RESPEITO ?S AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA, MAIS ESPECIFICAMENTE AO TRATAMENTO DA VARIA??O LINGU?STICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2528_11072020141324.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }