ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O LINGU?STICA NA SALA DE AULA. PARA TANTO, TRA?AMOS UM PERCURSO TE?RICO, NO QUAL EXPLICITAMOS AS MUDAN?AS OCORRIDAS NO ENSINO DE L?NGUA MATERNA, A PARTIR DAS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS NAS CONCEP??ES DE LINGUAGEM E GRAM?TICA AO LONGO DO TEMPO. COMO METODOLOGIA NOS INSPIRAMOS NA AN?LISE DO CONTE?DO, OBSERVANDO A PR?TICA DE DUAS PROFESSORAS DO 1?. ANO DO 1?. CICLO, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE, A PARTIR DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE A TEM?TICA EM QUEST?O, RELACIONANDO-AS COM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA FEITA COM ESSAS PROFESSORAS. VERIFICAMOS QUE A AQUISI??O DO CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA, POR PARTE DAS PROFESSORAS, PARECE N?O ASSEGURAR A PRESEN?A DE UMA DIDATIZA??O MAIS REFLEXIVA SOBRE A L?NGUA EM SALA DE AULA, POIS EXISTE UMA LACUNA ENTRE A TEORIA E A PR?TICA NO QUE DIZ RESPEITO ?S AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA, MAIS ESPECIFICAMENTE AO TRATAMENTO DA VARIA??O LINGU?STICA.