COM AS GRANDES MUDANÇAS AMBIENTAIS E EDUCACIONAIS, AS PRÁTICAS DOCENTES TORNARAM-SE UM RUMO DE PESQUISA DENTRO DAS ÁREAS DE ENSINO AMBIENTAL. NO ENTANTO, COM A CRESCENTE NECESSIDADE DE DISCUTIR E BUSCAR COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES QUE TEMOS NO DIA A DIA E NO MEIO EM QUE VIVEMOS, DAMOS INÍCIO A UMA NOVA FORMA DE TENTAR COMPREENDER ESTA DECORRENTE TEMÁTICA. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE ARTIGO É ANALISAR TRABALHOS QUE ATUEM DE FORMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS UTILIZADAS E QUAIS SABERES DOCENTES DE TARDIF FORAM EMPREGADOS NO DECORRER DA APLICAÇÃO DOS MESMOS. A METODOLOGIA FOI FEITA POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E LEVANTAMENTO DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AO ANALISAR OS DADOS, FICOU PERCEPTÍVEL QUE OS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS POR PROFISSIONAIS QUE, EM SUA MAIORIA, ESTAVAM NO DECORRER DE SUA FORMAÇÃO, OU SEJA, NÃO POSSUÍAM OS SABERES EXPERENCIAIS