A PRESENTE PESQUISA BUSCOU PRODUZIR REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO QUANDO O ASSUNTO É BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A BRINCADEIRA É UMA IMITAÇÃO DA REALIDADE, PORTANTO, PODE VIR A REFLETIR UMA ORGANIZAÇÃO DE PAPÉIS MARCADA NA SOCIEDADE. EM SE TRATANDO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS, AS MULHERES SÃO EDUCADAS PARA A MATERNIDADE, DOÇURA, CUIDADO E EDUCAÇÃO. E QUANTO AOS HOMENS, SÃO EDUCADOS PARA A FORÇA, VIRILIDADE E AVENTURA. O GÊNERO ATRAVESSA AS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS, E SUA PRESENÇA NA ESCOLA É INEGÁVEL. PORTANTO, AS INDAGAÇÕES FORMULADAS FORAM : QUAL O PAPEL E INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA ESCOLA DIANTE E DURANTE AS BRINCADEIRAS, NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO? QUE CONCEPÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE CIRCULAM E SÃO PRODUZIDAS NOS MOMENTOS QUE ENVOLVEM BRINCADEIRAS DENTRO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO OS POSICIONAMENTOS TOMADOS RELATIVAMENTE AO QUE É FEMININO E MASCULINO, ATINGE A DISPONIBILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS? PARA SUPORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE O PENSAMENTO WENETZ E PELÚCIO PARA CONCEITO DE GÊNERO, FINCO PARA SOCIALIZAÇÃO DO GENÊRO NA INFÂNCIA E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA, ENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO NA INSTITUIÇÃO, ELUCIDARAM A FALTA DE REFLEXÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DOS MENINOS E MENINAS DURANTE AS BRINCADEIRAS, HAVENDO UM POSICIONAMENTO PASSIVO E DEIXANDO DE SE TRABALHAR A TEMÁTICA DE GÊNERO EM CENAS POSSÍVEIS. O QUE LEVOU AO PENSAR BARREIRAS EXISTENTES NO TRABALHAR GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS E COMO A DESCONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR É NECESSÁRIO PARA A VIABILIDADE DESSA AÇÃO.