ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO CURSINHO POPULAR MULTICAMPI EMANCIPA OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ -UNIFESSPA, EM SANTANA DO ARAGUAIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO QUE EXPÕE E DISCUTE SOBRE AS VIVÊNCIAS ACUMULADAS DURANTE A EXECUÇÃO DESTE PROJETO DE EXTENSÃO NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO ARAGUAIA - IEA. A PARTIR DA ANÁLISE INTERPRETATIVA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, PRODUÇÃO DOS ALUNOS E ENTREVISTA, ELENCOU-SE ELEMENTOS DESSA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA O ACESSO DE ESTUDANTES DOS SETORES SUB-REPRESENTADOS NO ENSINO SUPERIOR EM DE SANTANA DO ARAGUAIA. EVIDENCIAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO TROUXE POSSIBILIDADES DE DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO E DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA. APESAR DAS FRAGILIDADES OBSERVADAS NA EDUCAÇÃO SANTANENSE, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS CONTRIBUIÇÕES ADVINDAS DO EMANCIPA ESTÃO NAS POTENCIALIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL DE JOVENS PROVENIENTES DAS CAMADAS POPULARES NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO, AMPLIANDO AS CHANCES DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO PARÁ INGRESSAR EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR, CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO SANTANENSE E PARA A FORMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL QUE PROMOVA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.