CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO INTERDISCIPLINAR: QUESTÕES INTERLOCUTIVAS NO IFPI- CAMPUS PAULISTANA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68268 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO INTERDISCIPLINAR: QUESTÕES INTERLOCUTIVAS NO IFPI- CAMPUS PAULISTANA" "resumo" => "HISTORICAMENTE, OS CONTEÚDOS ESCOLARES, A PARTIR DO PARADIGMA CLÁSSICO, VÊM SENDO PERPASSADOS EM SALA DE AULA DE FORMA FRAGMENTADA. ENTRETANTO, A INTERDISCIPLINARIDADE APONTA, COMO PARÂMETRO EDUCATIVO CONTEMPORÂNEO, A INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR A ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO, COM VISTAS A IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO INTEGRADO PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO UM ESTUDO DE CASO E TEVE CARÁTER QUALITATIVO, PARTINDO DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS DE BARDIN (2011) E OBSERVANDO A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DA BASE COMUM; ENTRE AS DA BASE TÉCNICA E, POR ÚLTIMO, ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DAS BASES COMUM E TÉCNICA. COMO RESULTADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE MUITAS DISCIPLINAS DA ÁREA PROPEDÊUTICA E TÉCNICA RELACIONAM-SE AO DISCORREREM SOBRE TEMAS AFINS, TAIS COMO: “MEIO AMBIENTE” (GEOGRAFIA, BIOLOGIA E ECOEFICIÊNCIA); “NUTRIÇÃO” (BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA); “GLOBALIZAÇÃO” (GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “PROCESSOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS” (GESTÃO DE PESSOAS E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “ÉTICA” (ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, GESTÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO E FILOSOFIA), CORROBORANDO, ASSIM, A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA E INTEGRADA ACERCA DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS. PORTANTO, O ISOLAMENTO DISCIPLINAR NÃO REPRESENTA A DEMANDA EDUCATIVA ATUAL, SENDO RECOMENDÁVEL A RECONSTRUÇÃO DO CURRͬCULO, A PARTIR DO VIÉS INTERDISCIPLINAR, HAJA VISTA A INTEGRAÇÃO DOS SABERES DISCIPLINARES, NUMA IMBRICAÇÃO TEMÁTICA E NA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, CONTEÚDO-REALIDADE, SUSCITANDO, ASSIM, UM ENSINO INTERDISCIPLINAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARIDADE, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1073_19072020101134.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PAULISTANA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68268 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO INTERDISCIPLINAR: QUESTÕES INTERLOCUTIVAS NO IFPI- CAMPUS PAULISTANA" "resumo" => "HISTORICAMENTE, OS CONTEÚDOS ESCOLARES, A PARTIR DO PARADIGMA CLÁSSICO, VÊM SENDO PERPASSADOS EM SALA DE AULA DE FORMA FRAGMENTADA. ENTRETANTO, A INTERDISCIPLINARIDADE APONTA, COMO PARÂMETRO EDUCATIVO CONTEMPORÂNEO, A INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR A ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO, COM VISTAS A IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO INTEGRADO PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO UM ESTUDO DE CASO E TEVE CARÁTER QUALITATIVO, PARTINDO DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS DE BARDIN (2011) E OBSERVANDO A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DA BASE COMUM; ENTRE AS DA BASE TÉCNICA E, POR ÚLTIMO, ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DAS BASES COMUM E TÉCNICA. COMO RESULTADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE MUITAS DISCIPLINAS DA ÁREA PROPEDÊUTICA E TÉCNICA RELACIONAM-SE AO DISCORREREM SOBRE TEMAS AFINS, TAIS COMO: “MEIO AMBIENTE” (GEOGRAFIA, BIOLOGIA E ECOEFICIÊNCIA); “NUTRIÇÃO” (BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA); “GLOBALIZAÇÃO” (GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “PROCESSOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS” (GESTÃO DE PESSOAS E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “ÉTICA” (ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, GESTÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO E FILOSOFIA), CORROBORANDO, ASSIM, A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA E INTEGRADA ACERCA DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS. PORTANTO, O ISOLAMENTO DISCIPLINAR NÃO REPRESENTA A DEMANDA EDUCATIVA ATUAL, SENDO RECOMENDÁVEL A RECONSTRUÇÃO DO CURRͬCULO, A PARTIR DO VIÉS INTERDISCIPLINAR, HAJA VISTA A INTEGRAÇÃO DOS SABERES DISCIPLINARES, NUMA IMBRICAÇÃO TEMÁTICA E NA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, CONTEÚDO-REALIDADE, SUSCITANDO, ASSIM, UM ENSINO INTERDISCIPLINAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARIDADE, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1073_19072020101134.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PAULISTANA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }