ARBORIZAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA COMO
ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA
PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67989 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 3537 "titulo" => """ ARBORIZAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA COMO\r\n ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA\r\n PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA """ "resumo" => """ A ARBORIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR PODE SER INSTRUMENTO ESSENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA\r\n ESTIMULAR ALUNOS E PROFESSORES NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, NA\r\n VALORIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA E BUSCA PELA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ESCOLAS. ESTE\r\n ESTUDO OBJETIVOU REALIZAR PRÁTICA DE ARBORIZAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA,\r\n PARAÍBA, UTILIZANDO PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.\r\n PARTICIPARAM DA VIVÊNCIA, 27 ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA REUNIU\r\n DESTE TOTAL, 55,6% (N = 15) ESTUDANTES DO GÊNERO FEMININO E 44,4% (N = 12) DO GÊNERO\r\n MASCULINO, COM IDADES ENTRE 12 A 14 ANOS. O ESTUDO OCORREU DE MANEIRA QUALITATIVA, EM DUAS\r\n ETAPAS, INICIALMENTE A PALESTRA DIDÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA E ASPECTOS\r\n BOTÂNICOS DE ESPÉCIES NATIVAS, E EM SEGUIDA, UMA AÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAR\r\n A COMUNIDADE ESCOLAR POR MEIO DO PLANTIO DE MUDAS NATIVAS CONHECIDAS POPULARMENTE COMO\r\n CRAIBEIRA (TABEBUIA AUREA (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK. F. EX S. MOORE) E AROEIRA\r\n (MYRACRODRUON URUNDEUVA). A VIVÊNCIA DIDÁTICA PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES O CONHECIMENTO\r\n RELACIONADO AOS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES NATIVAS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL. O ESTUDO\r\n PROMOVEU A INCLUSÃO DOS ALUNOS E A EMOTIVIDADE PARA A EXECUÇÃO DA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA EM\r\n RELAÇÃO AOS VALORES AMBIENTAIS. A VIVÊNCIA PRÁTICA PROPORCIONOU A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES,\r\n TORNANDO-OS CONSCIENTES DE SUAS AÇÕES EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A PESQUISA REPRESENTA A\r\n VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA, VISANDO MELHORAR A QUALIDADE DO\r\n AMBIENTE E DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, VALORES AMBIENTAIS, VEGETAÇÃO ARBÓREA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID3537_31082020003009.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67989 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 3537 "titulo" => """ ARBORIZAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA COMO\r\n ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA\r\n PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA """ "resumo" => """ A ARBORIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR PODE SER INSTRUMENTO ESSENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA\r\n ESTIMULAR ALUNOS E PROFESSORES NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, NA\r\n VALORIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA E BUSCA PELA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ESCOLAS. ESTE\r\n ESTUDO OBJETIVOU REALIZAR PRÁTICA DE ARBORIZAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA,\r\n PARAÍBA, UTILIZANDO PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.\r\n PARTICIPARAM DA VIVÊNCIA, 27 ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA REUNIU\r\n DESTE TOTAL, 55,6% (N = 15) ESTUDANTES DO GÊNERO FEMININO E 44,4% (N = 12) DO GÊNERO\r\n MASCULINO, COM IDADES ENTRE 12 A 14 ANOS. O ESTUDO OCORREU DE MANEIRA QUALITATIVA, EM DUAS\r\n ETAPAS, INICIALMENTE A PALESTRA DIDÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA E ASPECTOS\r\n BOTÂNICOS DE ESPÉCIES NATIVAS, E EM SEGUIDA, UMA AÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAR\r\n A COMUNIDADE ESCOLAR POR MEIO DO PLANTIO DE MUDAS NATIVAS CONHECIDAS POPULARMENTE COMO\r\n CRAIBEIRA (TABEBUIA AUREA (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK. F. EX S. MOORE) E AROEIRA\r\n (MYRACRODRUON URUNDEUVA). A VIVÊNCIA DIDÁTICA PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES O CONHECIMENTO\r\n RELACIONADO AOS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES NATIVAS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL. O ESTUDO\r\n PROMOVEU A INCLUSÃO DOS ALUNOS E A EMOTIVIDADE PARA A EXECUÇÃO DA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA EM\r\n RELAÇÃO AOS VALORES AMBIENTAIS. A VIVÊNCIA PRÁTICA PROPORCIONOU A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES,\r\n TORNANDO-OS CONSCIENTES DE SUAS AÇÕES EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A PESQUISA REPRESENTA A\r\n VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA, VISANDO MELHORAR A QUALIDADE DO\r\n AMBIENTE E DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, VALORES AMBIENTAIS, VEGETAÇÃO ARBÓREA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID3537_31082020003009.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }