ESTE TRABALHO É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO CRIATIVIDADE E SOCIEDADE, CONSIDERANDO ESPECIFICAMENTE OS POSSÍVEIS ÂMBITOS DO DESENVOLVIMENTO DE SUA EXPRESSÃO, TENDO POR BASE UMA REVISÃO EM TEXTOS CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS NO CAMPO CIENTÍFICO. ESSA RELAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE SUA EXPRESSÃO E COMPREENSÃO TEÓRICA TEM SIDO COMPREENDIDA EM VÁRIAS PERSPECTIVAS, SENDO ESTE ARTIGO UMA APROXIMAÇÃO DESSES ESTUDOS. FORAM CONSIDERADOS LIVROS DE AUTORES RECONHECIDOS SOBRE A TEMÁTICA E ARTIGOS CIENTÍFICOS. UTILIZAMOS A PLATAFORMA DA SCIELO PARA A PESQUISA EM ARTIGOS, COMO TERMOS DE BUSCA “CRIATIVIDADE” E “ENSINO”; “CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO”; “CRIATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR”, “CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR”. COMO RESULTADOS VERIFICAMOS QUE O AMBIENTE FAMILIAR FAVORECE O DESENVOLVIMENTO CRIATIVO DOS SUJEITOS AO EXPANDIR SUAS POSSIBILIDADES EXPERIENCIAIS, EM MEIO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL E INSERÇÃO CULTURAL, E ATÉ MESMO, NOS AMBIENTES HOSTIS, ALGUMAS CRIANÇAS CONSEGUEM SE DESENVOLVER CRIATIVAMENTE. A ESCOLA, AO VALORIZAR A ORIGINALIDADE, AUTONOMIA, A LIBERDADE DOS DOCENTES E DA EQUIPE PEDAGÓGICA CONTRIBUI DIRETAMENTE COM A FORMAÇÃO CRIATIVA DOS EDUCANDOS. NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO, PESQUISAS APONTAM DIFICULDADES DOS DOCENTES EM SE CONSTITUÍREM ENQUANTO INOVADORES, O QUE LEVA OS DISCENTES A CONSIDERAREM SEUS COLEGAS E A SI MESMOS ENQUANTO MAIS CRIATIVOS. POR ÚLTIMO, O AMBIENTE DE TRABALHO VEM EXIGINDO CADA VEZ MAIS TRABALHADORES CRIATIVOS, QUE SAIBAM TRABALHAR EM EQUIPE E DESENVOLVER ESSA CRIATIVIDADE COLETIVAMENTE. OBSERVA-SE QUE A CRIATIVIDADE É UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, QUE PODE SER DESENVOLVIDA POR QUALQUER INDIVÍDUO, DESDE QUE HAJA TROCAS SIMBÓLICAS ENTRE OS SUJEITOS E UM MEIO SOCIAL QUE PROPICIE EXPERIÊNCIAS DIVERSAS E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS.