ESTE TRABALHO É UM ESTUDO DE CASO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO QUE TODOS OS BRASILEIROS ESTÃO VIVENDO. PRETENDE-SE DISCUTIR QUAIS FATORES INFLUENCIAM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E SE A MESMA É PARA TODOS. O FOCO DESTA PESQUISA ESTÁ NA CONDIÇÃO DA PESQUISADORA QUE HOJE TRABALHA HOME OFFICE, E, PERCEBE OS EFEITOS E REFLEXOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR MEIO DOS ESTUDOS ON LINE. DELIMITOU-SE PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA O SEGUINTE PROBLEMA: EM QUE MEDIDA A PRESENÇA DO TRABALHO HOME OFFICE GARANTE O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS NOSSOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? PARA ISSO, EFETUOU-SE ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVAÇÃO DIRETA E ENTREVISTAS COM OS ATORES ESCOLARES. CONSTATOU-SE, DENTRE OUTROS ASPECTOS, HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE DE MANUSEIO, ACESSO E COMPREENSÃO DAS VARIÁVEIS FERRAMENTAS. CONCLUIU-SE QUE TAL CONCEPÇÃO SEGMENTADA OBSTACULIZA A INCORPORAÇÃO DAS TIC AO PROCESSO EDUCATIVO E MINIMIZA O PAPEL RELEVANTE QUE A O TRABALHO HOME OFFICE DEVERIA DESEMPENHAR. ALÉM DISSO, PREVALECE CONJUNTURA A CONDUTA DE “TRANSFERIR” CONTEÚDOS AOS ALUNOS, EM VEZ DE SE PROPICIAR AOS MESMOS POSSIBILIDADES PARA A PRÓPRIA PRODUÇÃO OU CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. COM ISSO, O PAPEL DISCENTE É MAIS DE RECEPTOR DE CONHECIMENTOS DO QUE DE SUJEITO DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.