ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR E COMPREENDER A NECESSIDADE DE OPORTUNIZAR AOS PROFISSIONAIS, QUE JÁ ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE QUALIDADE E QUE POSSIBILITE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS AÇÕES PARA UMA ATUAÇÃO EFICAZ, CRÍTICA E REFLEXIVA. O TRABALHO SE CONSTITUIU DE NATUREZA TEÓRICA, PAUTANDO-SE POR UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. PARA TAL, FOI REALIZADA A BUSCA DAS REFERÊNCIAS NAS BASES PERIÓDICOS CAPES E GOOGLE ACADÊMICO, NO MÊS DE JUNHO DE 2020. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OITO ARTIGOS QUE SE ADEQUARAM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS. CONSTATOU-SE QUE OS AUTORES CONSULTADOS CONSIDERAM QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO PROFISSIONAIS DIFERENCIADOS E QUE SOMENTE A FORMAÇÃO INICIAL SEJA INSUFICIENTE PARA ASSEGURAR UMA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O DESENVOLVIMENTO GLOBAL INFANTIL E O ENSINO HUMANIZADO. COMO RESULTADOS VERIFICOU-SE QUE 87,5% DOS ARTIGOS AFIRMAM QUE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONSIDERE A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS LEVA O DOCENTE A REFLEXÃO SOBRE A SUA AÇÃO E POSSIBILITA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. ENTRETANTO, NA REALIDADE DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ISSO NÃO SE CONCRETIZA E OS DOCENTES CONTINUAM A REPRODUZIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRISTALIZADAS, DESCONTEXTUALIZADAS, IRRELEVANTES E QUE NÃO ATENDEM AS PECULIARIDADES E ESPECIFICIDADES DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS. CONCLUIU-SE QUE A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É PROMOVIDA POR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUE A REFLEXÃO SOBRE AÇÃO DOCENTE SEJA ESSENCIAL PARA GARANTIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E EMANCIPATÓRIAS.