ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR COMO AS RELAÇÕES DE GÊNERO TÊM SE MANIFESTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA. O TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA E OPINATIVA. O CORPUS TEÓRICO DO ESTUDO FOI COMPOSTO POR 10 ARTIGOS, INDEXADOS NA PLATAFORMA SCIELO. A ANÁLISE DOS DADOS SE DEU COM BASE NA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN (2011). A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS: 1) PERCEÇÃO DOS DOCENTES; E 2) EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TANTO AS VIVÊNCIAS DOS DOCENTES, QUANTO DOS DISCENTES, REVELAM QUE AINDA HÁ ESTEREÓTIPOS E DESIGUALDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. CONSIDERANDO O PRÓPRIO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES, OS QUAIS SÃO FLEXÍVEIS, VEMOS AÍ UM CAMINHO PARA QUE A PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS VENHA A OCORRER DE FORMA DEMOCRÁTICA. SENDO ASSIM, É NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, PARA QUE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONEM AS APRENDIZAGENS DE FORMA REFLEXIVA E AUTÔNOMA, DE MODO QUE AS DESIGUALDADES DE GÊNERO VENHAM SER ROMPIDAS.