ESTE ARTIGO CIENTÍFICO OBJETIVOU COLETAR DADOS QUE DEMONSTRAM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DURANTE A COVID-19 PARA PROFESSORES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE. PRETENDE-SE COMPROVAR QUE PRECISAMOS FORMAR NOSSOS PROFESSORES SOBRE COMO USAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. DESTA FORMA, APRESENTA-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO MUNICÍPIO DIANTE DA PANDEMIA E INSERÇÃO DE AULAS REMOTAS REPENTINAMENTE COMO SOLUÇÃO? TEVE-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR O CENÁRIO QUE É MUITO COMPLEXO, MAS É URGENTEMENTE NECESSÁRIO QUE ALTERNATIVAS SEJAM PROPOSTAS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E REMOTA É UMA MODALIDADE QUE EXIGE PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E INVESTIMENTO. OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES ACEITARAM A NOVA ROTINA E MANTÊM-SE ENGAJADOS NAS PROPOSTAS SUGERIDAS PELO MUNICÍPIO RESPEITANDO OBVIAMENTE LIMITES DAS ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA SE PAUTOU PELA PESQUISA DE NATUREZA QUANTI-QUALITATIVA, ALICERÇADA EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ABARCAM A TEMÁTICA E PESQUISA DE CAMPO, QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A VINTE E CINCO PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DE MORRINHOS-CE. ENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ADOTADOS, PRIVILEGIOU-SE A PRODUÇÃO DE ALGUNS AUTORES COMO CALDEIRA (2004), MATTA (2003), PINTO (2014), DEMO (2014), ENTRE OUTROS. DIANTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE ESSA VERTENTE DE ENSINO REMOTO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ESTUDOS, MANTER O ESTÍMULO COGNITIVO ATIVADO, PROMOVER DEBATES E INFORMAÇÕES PARA ALÉM DOS COMPONENTES CURRICULARES, MAS UM DESAFIO PARA NOSSO MUNICÍPIO. CABE MENCIONAR QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS TAMBÉM RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NESSE MOMENTO E ALERTAM QUE ALGUNS PROFESSORES DESCONHECEM MUITAS DAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM TECNOLOGIA, POIS É DIFÍCIL O MANUSEIO.