A HISTÓRIA DA CIÊNCIA É CONSIDERADA UM CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL PARA A HUMANIZAÇÃO DA CIÊNCIA, BEM COMO PARA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL, PASSANDO A ASSUMIR O ELO CAPAZ DE CONECTAR CIÊNCIA E SOCIEDADE. É NOTÁVEL QUE POR MUITO TEMPO O ENSINO DE CIÊNCIAS TEM SE MOSTRADO INSATISFATÓRIO E APRESENTADO UMA DIVERSIDADE DE PROBLEMAS, OS QUAIS FAZEM COM QUE A APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA TENHA SE APRESENTADO POUCO SIGNIFICATIVA. DIANTE DESTE PROBLEMA, VÁRIOS ESTUDOS TEM SIDO DESENVOLVIDOS NO QUE SE REFERE A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO, VISTO QUE A UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS PODEM ATUAR DE FORMA BASTANTE SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO. NESTE CONTEXTO, ESTA PESQUISA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO AVERIGUAR E DISCUTIR A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NO PERÍODO 2010-2015, AS QUAIS ESTÃO PRESENTES NO CADERNO DE QUESTÕES CORRESPONDENTES A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. PARA ISTO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, PAUTADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM NO PERÍODO DE 2010 A 2015. DIANTE DA PESQUISA REALIZADA PODE-SE PERCEBER QUE A MAIORIA DOS ASSUNTOS ABORDADOS É REFERENTE A TEMAS ATUAIS, LEVANDO A CRER QUE SEJA ESSE O MOTIVO DOS FATOS HISTÓRICOS SEREM ESQUECIDOS.