A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67672 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 823 "inscrito_id" => 4216 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => """ O DESENVOLVIMENTO E AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE ATUAL COM O AVANÇO DA\r\n TECNOLOGIA PROPORCIONARAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM VÁRIAS ÁREAS, SENDO CADA VEZ MAIS\r\n NECESSÁRIO BUSCAR ALGO NOVO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA POSSÍVEIS MELHORIAS NA\r\n REDE BÁSICA DE ENSINO. TORNANDO-SE INDISPENSÁVEL O APERFEIÇOAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS\r\n PROFESSORES EM RELAÇÃO À EVOLUÇÃO E INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO A\r\n GAMIFICAÇÃO, VEM TORNANDO UMA FERRAMENTA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO ENSINO, DEMONSTRANDO\r\n INÚMEROS BENEFÍCIOS COMO ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO, MOTIVAÇÃO AO PASSO QUE TAMBÉM PROPORCIONA\r\n AO ALUNO BUSCAR O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. TENDO EM CONSIDERAÇÃO A SUA RELEVÂNCIA PARA A\r\n EDUCAÇÃO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A\r\n IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E EXEMPLIFICAR COMO FOI UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR,\r\n COM ENFOQUE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA A PESQUISA\r\n BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS, ATRAVÉS DO GOOGLE ACADÊMICO. DIANTE\r\n DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA MOSTROU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS\r\n RESULTADOS EM RELAÇÃO AO USO DA GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA. CONCLUINDO ASSIM QUE A INSERÇÃO\r\n DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES-ALUNOS E ALUNO-ALUNO, DENTRE\r\n OUTROS BENEFÍCIOS. NO ENTANTO, AINDA É NECESSÁRIO O INCENTIVO E A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES\r\n PARA UTILIZAR ESSA FERRAMENTA EM SALA DE AULA E ADAPTAR O SEU USO AO CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO\r\n ESTUDADO.\r\n PALAVRAS-CHAVE: GAMIFICAÇÃO, FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS,\r\n ENSINO, APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4216_27082020175048.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO FONTES" "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO FONTES" "autor_email" => "mc242082@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67672 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 823 "inscrito_id" => 4216 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => """ O DESENVOLVIMENTO E AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE ATUAL COM O AVANÇO DA\r\n TECNOLOGIA PROPORCIONARAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM VÁRIAS ÁREAS, SENDO CADA VEZ MAIS\r\n NECESSÁRIO BUSCAR ALGO NOVO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA POSSÍVEIS MELHORIAS NA\r\n REDE BÁSICA DE ENSINO. TORNANDO-SE INDISPENSÁVEL O APERFEIÇOAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS\r\n PROFESSORES EM RELAÇÃO À EVOLUÇÃO E INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO A\r\n GAMIFICAÇÃO, VEM TORNANDO UMA FERRAMENTA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO ENSINO, DEMONSTRANDO\r\n INÚMEROS BENEFÍCIOS COMO ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO, MOTIVAÇÃO AO PASSO QUE TAMBÉM PROPORCIONA\r\n AO ALUNO BUSCAR O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. TENDO EM CONSIDERAÇÃO A SUA RELEVÂNCIA PARA A\r\n EDUCAÇÃO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A\r\n IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E EXEMPLIFICAR COMO FOI UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR,\r\n COM ENFOQUE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA A PESQUISA\r\n BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS, ATRAVÉS DO GOOGLE ACADÊMICO. DIANTE\r\n DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA MOSTROU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS\r\n RESULTADOS EM RELAÇÃO AO USO DA GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA. CONCLUINDO ASSIM QUE A INSERÇÃO\r\n DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES-ALUNOS E ALUNO-ALUNO, DENTRE\r\n OUTROS BENEFÍCIOS. NO ENTANTO, AINDA É NECESSÁRIO O INCENTIVO E A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES\r\n PARA UTILIZAR ESSA FERRAMENTA EM SALA DE AULA E ADAPTAR O SEU USO AO CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO\r\n ESTUDADO.\r\n PALAVRAS-CHAVE: GAMIFICAÇÃO, FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS,\r\n ENSINO, APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4216_27082020175048.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO FONTES" "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO FONTES" "autor_email" => "mc242082@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }