A PARTIR DE UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR ACERCA DA ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), DO 6º AO 10º PERÍODO E A INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NESSA ADAPTAÇÃO. A FIM DE ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, A PRESENTE PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZOU COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS ALUNOS VETERANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. PARA A DISCUSSÃO, ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA DA ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA FORAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, COMO COULON (2008), FERREIRA (2014), PAIVANDI (2014) E TEIXEIRA ET AL (2008). EM SUMA, O PRESENTE ESTUDO COLABORA PARA PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO SUPERIOR E COMO A ADAPTAÇÃO A ADAPTAÇÃO NESSE NÍVEL DE ENSINO PODE SER CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE, BEM COMO A CRIAÇÃO DE LAÇOS COM OS SEUS COLEGAS DE CURSO.