VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, OS RECURSOS LÚDICOS ATUAM COMO UM AGENTE QUE FACILITA O ENSINO E ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO, PODENDO SER APLICADO PELO DOCENTE EM DIVERSOS MOMENTOS, SENDO ELES: NA INTRODUÇÃO, REVISÃO OU SÍNTESE DO CONTEÚDO. DIANTE DO EXPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DESENVOLVER UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA A FIM DE DINAMIZAR A APRENDIZAGEM DA FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA. DESSA MANEIRA, FOI DESENVOLVIDO O JOGO UNO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM O INTUITO DE VIABILIZAR AO DISCENTE UMA VISÃO MAIS PLURALISTA DO CONTEÚDO ATRAVÉS DO LÚDICO. A FERRAMENTA FOI TESTADA COM OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE MACEIÓ-AL. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PRÉVIO E UM APÓS O JOGO E NOTOU-SE UMA MELHORA NO RENDIMENTO ESCOLAR DAS TURMAS, AUMENTO DE INTERAÇÕES ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR, DESSE MODO HOUVE APROVAÇÃO SOBRE MÉTODO UTILIZADO.